sábado, 29 de dezembro de 2012
Feliz 2013!
A equipe da Farmácia Consciência deseja a todos amigos e clientes um 2013 recheado de paz, saúde, harmonia, sucesso e amor.
quinta-feira, 22 de novembro de 2012
Os poderes do Ginkgo Biloba
Nome Científico: Ginkgo biloba L.
Nome popular: Nogueira-do-japão
Origem: Extremo Oriente
Aspecto: As folhas se dispõem em leque e são semelhantes ao trevo. A altura da árvore pode chegar a 40 metros. O fruto lembra uma ameixa e contém uma noz que pode ser assada e comida
A ginkgo biloba foi a primeira planta a brotar após a destruição provocada pela bomba atômica na cidade de Hiroshima, no Japão.
O extrato obtido de suas folhas comprovadamente reduz as tonturas, refresca a memória, alivia as dores nas pernas e nos braços e acaba com o zumbido no ouvido. Por tudo isso ela arrebanhou uma vasta clientela, composta na maior parte por idosos. Mas suspeita-se que o poder dessa planta de folhas de formato de leque vá além. Estudos realizados em laboratório e com seres humanos sugerem sua capacidade de prevenir e atacar tumores — mais um importante item que se acrescenta ao seu currículo.
Uma das pesquisas que obtiveram resultados mais estrondosos foi concluída no final do ano passado. Ao todo, 1 388 mulheres foram acompanhadas por seis meses. Todas relataram tomar algum tipo de remédio fitoterápico — equinácea, ervade- são-joão, ginseng e ginkgo. As que ingeriram esta última diariamente tiveram uma incidência 60% menor de tumores de ovário. Para entender o que estava ocorrendo, os surpresos cientistas levaram a ginkgo para dentro do laboratório. Lá misturaram o extrato da planta a culturas de células de ovário cancerosas. Bastou uma pequena dose para que o crescimento delas fosse reduzido em 80%.
ESTUDO PIONEIROFoi a primeira vez que se vislumbrou uma relação entre a ginkgo e o combate ao câncer de ovário. "Como o nosso estudo é pioneiro, as conclusões precisam ser confirmadas por novos trabalhos", disse à SAÚDE! Daniel Cramer, diretor de Obstetrícia e Ginecologia Epidemiológica do Brigham and Women`s Hospital, ligado à Escola Médica Harvard, nos Estados Unidos. "Até que outras investigações sejam feitas, acredito que mulheres com mais de 50 anos e histórico familiar de câncer de ovário deveriam considerar tomar ginkgo", diz ele.
Quando se fala em tumores em geral, o relatório de Cramer não é tão inovador assim. Mais de 50 estudos sobre ginkgo e câncer já foram catalogados. Em 2002 uma pesquisa conduzida pelo grego Vassilios Papadopoulos mostrou em laboratório e em testes clínicos que a ginkgo inibe o crescimento agressivo de tumores de mama. Também existem trabalhos sobre câncer cerebral e de fígado. "Essa já não é uma área de pesquisa em sua infância", diz Nise Yamaguchi, pesquisadora da USP e vice- presidente do Núcleo de Apoio ao Paciente com Câncer, em São Paulo. "Já existem muitos estudos consistentes. E com conclusões parecidas."
A maneira como a ginkgo e seus componentes agem em escala celular ainda não foi totalmente decifrada, mas há algumas hipóteses. "Talvez a planta esteja envolvida com a habilidade do organismo de causar apoptose, a morte programada de células defeituosas", diz Cramer . Outras estratégias descritas em diferentes trabalhos são sua habilidade para inibir os vasos que alimentam o câncer e sua capacidade de evitar danos ao DNA. Esses efeitos são obtidos por meio da ação de duas substâncias, os terpenóides e os bioflavonóides. Os primeiros viraram objeto de estudo mais recentemente. Os bioflavonóides, contudo, são conhecidos de longa data. Agem como antioxidantes, combatendo os radicais livres e impedindo o envelhecimento. Ambos fazem parte do mesmo extrato, o EGb 761 — matéria-prima dos comprimidos vendidos em farmácias.
O comprimido de ginkgo biloba desencadeia diversas reações que vão desde os pés até os ouvidos. Os vasos sangüíneos se dilatam e o sangue fica menos viscoso . Assim, corre mais rápido, com mais facilidade, e alcança melhor os lugares mais distantes do coração. O labirinto, estrutura que pertence ao ouvido, passa a ser mais bem irrigado e oxigenado, o que ajuda a acabar com tonturas e zumbidos. As áreas do cérebro responsáveis pela memória e pelo raciocínio ficam mais despertas. O fluxo mais intenso também acaba com as dores nos braços e nas pernas, comuns na terceira idade. "A ginkgo produz muitos resultados e por isso divide com a ervade- são-joão o título de planta mais estudada na atualidade", afirma João Batista Calixto, professor de farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e autoridade brasileira em medicamentos fitoterápicos.
Entre todas as benesses creditadas à planta, uma passou a ser questionada recentemente. É a que se refere à contribuição da ginkgo aos pacientes com Alzheimer. "Possivelmente o benefício seja alcançado apenas se a droga for utilizada de forma preventiva, anos antes do início da doença", diz Orestes Forlenza, psiquiatra e pesquisador do Laboratório de Neurociências da Universidade de São Paulo. "Os estudos clínicos da ginkgo para o tratamento de demências não demonstraram vantagens consistentes, possivelmente porque já era tarde demais e o tamanho do efeito era muito pequeno para modificar o curso clínico", explica o pesquisador, que fez uma revisão da literatura médica sobre o assunto.
São raros os casos de efeitos colaterais advindos da ingestão de ginkgo, mas não se pode ignorá-los. O remédio possui tarja vermelha e só pode ser vendido com receita médica (a dose máxima recomendada é de 240 mg/dia). Esse cuidado existe porque, ao dilatar os vasos sangüíneos, a ginkgo pode provocar enxaqueca e aumentar a sensibilidade da pele, causando alergias. Esse problema é maior nas cápsulas de pó macerado e nas folhas para chá, vendidas em lojas de produtos naturais. Além de ter a eficiência questionada. elas possuem grandes quantidades de um ácido capaz de irritar a pele. Ao afinar o sangue, a planta também pode causar sangramentos (antes de submeter um paciente a cirurgia, os médicos costumam pedir que cesse a ingestão do comprimido). Na bula do medicamento há ainda advertências com relação a distúrbios gastrointestinas e queda de pressão arterial. "A ginkgo é uma planta segura, mas deve ser usada com cautela", resume o americano Daniel Cramer.
Fonte: http://saude.abril.com.br/edicoes/0271/medicina/ginkgo-biloba-tem-poder-681365.shtml
quinta-feira, 1 de novembro de 2012
Bioflorais linha Baby, kids e Teens
As essências florais são usadas em todo mundo e se tornam aliadas da medicina tradicional. Os florais atuam através de processos de ressonância vibracional, não ocasionando impacto direto sobre a bioquímica do usuário.
Os nomes dos florais se referem á sensações e sentimentos, fases e momentos da vida das crianças. Assim a linha Baby, Kids e Teen foram preparedos para auxiliar em cada fase da vida desde o nascimento até os 15 anos.
O uso pode ser sub-lingual ou diluído em água, se desejar atenuar o gosto. Além disso adicionado á liquidos como leite, sopa ou outros como forma de veiculação.
A linha Baby é direcionada as crianças de 0 a 2 anos, e pode ser administrada desde o nascimento e visa ajudar na adaptação do bebê so seu cotidiano.
A linha Kids é feita para que nada atrapalhe a brincadeira da criança, afastando os sentimentos de mal estar, mais comum de 3 aos 9 anos.
A linha Teen visa amenizar as fases de mudanças, dos 10 aos 15 anos, quando deixa para trás o seu lado infantil e começa a conehecer o mundo adulto.
Fonte: www.bioflorais.com.br
Os nomes dos florais se referem á sensações e sentimentos, fases e momentos da vida das crianças. Assim a linha Baby, Kids e Teen foram preparedos para auxiliar em cada fase da vida desde o nascimento até os 15 anos.
O uso pode ser sub-lingual ou diluído em água, se desejar atenuar o gosto. Além disso adicionado á liquidos como leite, sopa ou outros como forma de veiculação.
A linha Baby é direcionada as crianças de 0 a 2 anos, e pode ser administrada desde o nascimento e visa ajudar na adaptação do bebê so seu cotidiano.
A linha Kids é feita para que nada atrapalhe a brincadeira da criança, afastando os sentimentos de mal estar, mais comum de 3 aos 9 anos.
A linha Teen visa amenizar as fases de mudanças, dos 10 aos 15 anos, quando deixa para trás o seu lado infantil e começa a conehecer o mundo adulto.
Fonte: www.bioflorais.com.br
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
AYSLIM - EXTRATO DE MANGA AFRICANA
O Ayslim é o Extrato de Manga Africana que provém das sementes de uma árvore natural da África e do sudeste asiático, chamada Irvingia gabonensis.
Estudos feitos com o extrato do produto foi comprovado o bom desempenho na redução de medidas pela queima de gordura ao mesmo tempo em que controla a dislipidemia, reduzindo o colesterol LDL e triglicerídeos, melhorando os níveis do colesterol HDL e diminuindo também os níveis de glicose sanguíneos.
É recomendando a utilização como adjuvante no tratamento da obesidade, diabetes e doenças relacionadas, sendo a ingestão de uma cápsula de 500 mg do Extrato de Manga Africana, duas vezes ao dia, meia hora antes das principais refeições, juntamente com um copo de água.
Não é recomendada a utilização em pacientes com problemas de pressão ou fazendo uso de hipo ou hipertensores, bem como diabéticos e pessoas com problemas glicêmicos, devem procurar um médico antes de utilizar o produto.
Fonte: www.ayslimmanga.com.br
terça-feira, 9 de outubro de 2012
Você sabe o que é intolerância alimentar?
Glúten, lactose, corantes, chocolate e conservantes estão entre as principais causas do desconforto e dos sintomas da intolerância alimentar
Tomar leite, comer chocolate ou pizza parece ser algo normal, mas, para pessoas que têm intolerância alimentar, ingerir algumas dessas e outras opções se torna um verdadeiro transtorno ao corpo e à saúde.
Os tipos mais comuns de intolerância são provocados por substâncias como a lactose, o glúten, alguns corantes e conservantes, chocolates e crustáceos. De acordo com o médico nutrólogo, Dr. Edson Credidio, "A intolerância alimentar acontece quando existe a ausência de uma enzima que quebra o nutriente". Ainda segundo o médico, as causas podem ser hereditárias.
Os sintomas de quem tem intolerância alimentar são variados, e alguns característicos da substância. O Dr. Edson Credidio explica que, nos casos da intolerância à lactose, que é provocada pela falta da enzima lactase, responsável pela quebra da lactose em galactose e glicose, facilitando a absorção, "Podem ocorrer desconfortos como diarreias, vômitos e gases em excesso". Quanto aos corantes, Dr. Edson diz que primeiro é preciso identificar qual afeta o paciente e simplesmente evitar o consumo. Sobre o glúten, o que provoca a intolerância é a falta da enzima agenesia. "Quando o glúten não é 'quebrado', ele não pode ser absorvido pelo sistema digestório, causando vários desconfortos intestinais", comenta o médico.
A intolerância ao glúten também é chamada de "doença celíaca". A jornalista Lygia Antonialli, 26 anos, foi diagnosticada com a doença em 2009. "Tive os sintomas desde pequena. Primeiramente, eram prisão de ventre e depois, na adolescência, tornaram-se diarreia e sensação de estufamento. Passei por diversos médicos e todos diagnosticavam que eu poderia ter vermes e que as crises se davam por intoxicação alimentar", conta. Durante anos, Lygia sofreu com os problemas e percebeu que os sintomas aumentavam quando comia carboidratos ou se desequilibrava emocionalmente. "Em 2009, passei por um grande estresse profissional e tive uma crise durante um mês. No início, achava que era uma intoxicação normal, mas depois de 15 dias piorei."
Após esse episódio, a jornalista decidiu visitar um médico da família, que a internou. O diagnóstico de doença celíaca veio após uma semana, quando Lygia já havia perdido seis quilos.
O médico nutrólogo explica que atualmente o diagnóstico da doença é mais fácil e seu controle também. "Hoje existe uma infinidade de produtos sem glúten no mercado", afirma. Mas, mesmo com essa variedade, a mudança na rotina é grande. "Depois da descoberta da doença, minha vida mudou completamente. Foi muito chocante chegar em casa e minha mãe não saber o que fazer de almoço. Começamos a ler todas as embalagens de produtos e procurar informações na internet", conta Lygia.
Já o biólogo e doutorando em Ecologia Vegetal, Richieri Sartori, tem intolerância à lactose. Como biólogo, ele logo explica que nesse caso "Não se trata de uma doença, mas sim de um estado normal de todo mamífero ter intolerância à lactose. Após passar pelo período de amamentação, nosso organismo para de produzir lactase. Como não deixamos de tomar leite ao longo da vida, isso não acontece, mas há variações de um organismo para outro".
Richieri descobriu a doença quando ainda era criança, depois que os pais perceberam algum problema na alimentação que provocava muita cólica e diarreia. A saída foi buscar outro tipo de leite que o corpo tolerasse. "No primeiro momento, passei a tomar somente leite de soja, isso por cerca de quatro anos, depois substituí pelo leite de cabra, que não provoca intolerância", conta.
A pior fase para Richieri foi durante a infância. "Era complicado, quando visitava outros lugares com a escola ou grupos de amigos, tinha que ter minha própria alimentação, nada de iogurte, leite, achocolatado, bebidas lácteas, queijo, ou seja, nada que contivesse leite. Porém, na adolescência, já era possível administrar isso, sabia que se bebesse leite passaria mal, então jamais tomava algum laticínio em dias de viagem ou outros eventos", lembra.
Para Lygia, o mais difícil para quem tem algum tipo de intolerância alimentar é frequentar reuniões de amigos ou família em lanchonetes e restaurantes. "Diversas vezes, saí chorando, porque sentia muita vontade de comer coisas e não podia, porque elas tinham glúten."
Já Richieri brinca e diz que "Atualmente está na moda, parece que o número de intolerantes à lactose aumenta todos os dias e o mercado acompanha essa tendência". Ele ainda conta que sua última descoberta foi o leite de vaca com baixo teor de lactose. "Esse posso beber à vontade e existem várias marcas e preços", comenta.
As dicas de Lygia e Richieri para quem descobre que tem distúrbios alimentares são simples. Procure todas as informações possíveis sobre o caso. Busque produtos que não contenham as enzimas que causam a intolerância e sempre que possível leve seu lanchinho de casa.
Hoje existe uma infinidade de produtos sem glúten no mercado, mas, mesmo com essa variedade, a mudança na rotina é grande.
Ativos da Pharma Nostra glúten e lactose free
Quem procura um ingrediente funcional que aumenta a resistência imunológica, previne gripes e resfriados e ainda reduz os riscos de doenças crônicas e tem poder antioxidante pode optar por EpiCor®. O insumo tem comprovada ação antialérgica e é glúten free, ou seja, não possui glúten na sua formulação.
A rica composição de EpiCor® representa uma nutrição essencial para o sistema imunológico. O uso diário é benéfico para a integridade das defesas do organismo, previne e melhora os sintomas de alergias, o surgimento de gripes e resfriados e o aparecimento de doenças oportunistas.
A sugestão da dose diária para adultos é de 500 mg e em média 250 mg ou 7 mg por quilo de peso corporal para crianças. Grávidas, pessoas que estejam fazendo uso de medicação ou com doença autoimune devem procurar orientação médica antes de fazer uso do EpiCor®.
Associado ao EpiCor®, eXselen®, que também é glúten free, contribui para manter a saúde do organismo em perfeito equilíbrio e evita o aparecimento de doenças oportunistas, além de retardar o envelhecimento precoce. eXselen® é um alimento funcional que suplementa o corpo de selênio na forma de seleniometionina, sendo absorvido pelo organismo de uma maneira segura e natural.
Para o gerenciamento de peso, é indicado o Fabuless™, ingrediente 100% natural, glúten free, que age na quantidade de tempo que a pessoa leva para sentir fome novamente depois de uma refeição e na quantidade de comida que vai ser ingerida na próxima.
Fabuless™ é um pó emulsionável patenteado, que aciona o mecanismo de controle natural do apetite, aumenta a saciedade e reduz o consumo calórico de forma segura e sem efeitos colaterais. Com eficácia comprovada por diversos estudos, oferece uma solução completamente nova no gerenciamento do peso a longo prazo.
Com suas propriedades, Fabuless™ contribui para a redução da circunferência abdominal e da gordura corporal. Disponível em pó, é aconselhável a ingestão de 6 g, uma vez ao dia, preferencialmente no café da manhã, ou no horário em que se sente mais fome, devendo ser ingerido até quatro horas antes da principal refeição (almoço ou jantar).
Com baixo teor de lactose, aproximadamente 0,5-1,0%, Lactium™ é um antiestresse natural que melhora a qualidade do sono, derivado do leite. Pesquisadores do Laboratório de Biociências de Alimentos da Nancy University (França) questionaram se havia relação entre a hidrólise tríptica das proteínas do leite e a calma do bebê. Foi observado que os recém-nascidos não passavam por estados de ansiedade durante o aleitamento materno. Foi a partir dessas observações que se desenvolveu esse peptídeo derivado do leite com atividade ansiolítica.
Ele tem como principais propriedades melhorar a qualidade do sono e aliviar os sintomas relacionados ao estresse. Além disso, não apresenta efeitos colaterais como sedação e dependência e não interfere no ganho ou na perda de peso.
Pelas qualidades apresentadas, é indicado para auxiliar problemas relacionados com perturbações do sono e sintomas ligados ao estresse, como irritabilidade e dificuldade de comunicação, falta de motivação, dificuldade de concentração, transtornos digestivos, distúrbios alimentares, perda de apetite e tensão pré-menstrual (TPM). Em relação ao uso, é recomendada a ingestão de 150 mg ao dia, preferencialmente à noite. Além de cápsulas, o ativo pode ser incorporado a sucos, chás, iogurtes e chocolates. Pode ainda ser dispensado na forma de sachê, shake, goma e gel comestível, entre outras.
Refresco Anti-aging Firming Plus
Mistura para o preparo de bebida à base de colágeno hidrolisado, enriquecido com vitaminas e minerais, sabor aroma refresco de limão
zero Lactose
Glúten
Açúcar
Sódio
eXselen® .......................................................... 50mg
Goji Berry ....................................................... 150mg
Betacaroteno .................................................... 20mg
Vitamina B3 ...................................................... 16mg
Vitamina B5 ........................................................ 5mg
Vitamina B6 ..................................................... 1,3mg
Vitamina B12 ................................................. 2,4mcg
Vitamina C ....................................................... 45mg
Vitamina D3 ..................................................... 5mcg
Vitamina E ........................................................ 10mg
Ácido fólico ................................................ 240mcg
Biotina ............................................................30mcg
Cobre ...........................................................900mcg
Manganês ........................................................2,3mg
Silício quelato ....................................................5mg
Zinco quelato ................................................... 7mg
Sucralose ............................................................. 0,1g
Aroma de limão .................................................. qs
Colágeno hidrolisado ................................... qsp 15g
Modo de usar: dissolver um sachê em aproximadamente 200 ml (um copo) de água e agitar com o auxílio de uma colher até total homogeneização. Beber imediatamente após o preparo. Ingerir um sachê uma vez ao dia.
Fonte: http://www.pharmanostra.com.br/revistaonline/edicao-28/intoleranciasaude
segunda-feira, 1 de outubro de 2012
Combate ao envelhecimento
Colágeno é uma substância natural do organismo que dá sustentação às células, mantendo-as firmes e unidas. A partir dos 30 anos, o corpo começa a sofrer perda gradual dessa substância.
As versões hidrolisadas do colágeno, em pó estão em alta e as pesquisas atestam que funcionam. Por isso, é receitado por nutricionistas como Lucianna Jardim, que indica para pacientes acima dos 30 anos, para retardar os efeitos da idade, e, para os mais idosos, para prevenir a osteoporose:
O ideal é consumir dez gramas por dia. Sugiro misturar o pó a algum suco de vitamina C, como acerola, caju, goiaba e limão. Assim, ainda fornecemos a vitamina que é fundamental para a produção natural de colágeno.
É importante ressaltar que o pó hidrolisado passa por um processo no qual a molécula é quebrada´para tornar mais fácil a absorção pelo organismo. Mas nem toda versão disponivel no mercado é em pó hidrolisada.
Ainda não se sabe quanto do colágeno ingerido é absorvido pela pele e quanto é eliminado pelo organismo.
A dermatologista Regina Schechtman lembra que o processo de envelhecimento engloba todas as células e estruturas do corpo. No caso da pele, a hereditariedade é mais determinante do que a quantidade de colágeno que se perde ao longo dos anos, assim como a prática de exercícios e uma boa alimentação, além de se proteger dos raios UV.
FONTE:http://ela.oglobo.globo.com/beleza/colageno-em-po-a-bola-da-vez-no-combate-ao-envelhecimento-6174175
segunda-feira, 24 de setembro de 2012
Aprenda a durmir melhor
A insônia não é uma doença, mas pode ser um alarme de muitos distúrbios como alergias, obesidade, doenças cardíacas e até de Parkinson. Caso nenhuma dessas doenças seja diagnosticada e ela continue persistindo, a causa pode estar associada aos maus hábitos na hora de dormir. Conforme o neurocirurgião Dr. Fernando Gomes Pinto, da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), a mente funciona como um processador. Por isso, o cérebro foca os detalhes mais importantes e lhes dá significado emocional. "É preciso administrar as informações recebidas antes de dormir, pois elas interferem na qualidade do sono. Ver filmes, assistir à televisão, jogar video game, acessar a internet, entre outras atividades, pode auxiliar em uma noite maldormida. Dormir menos do que o corpo precisa acarreta em prejuízos cognitivos, como perda de memória e dificuldade de concentração, além de irritabilidade durante o dia, aumento de cortisol e ACTH, hormônios responsáveis pelo estresse."
Fonte: http://www.pharmanostra.com.br/revistaonline/edicao-28/dormirmelhor
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
Crianças podem ter enxaqueca
As dores de cabeça também podem afetar a rotina das crianças. Muitas vezes, elas podem ser crônicas, caracterizando a migrânea, enxaqueca mais comum na infância. Ela se apresenta por meio de uma dor pulsátil, de intensidade moderada a grave, de um lado da cabeça, com duração de algumas horas até dois dias. Geralmente está associada a vômito ou sensação de náusea, bem como à hipersensibilidade a barulho, luz e cheiros.
"Muitos fatores podem contribuir com a manutenção da migrânea, como o jejum prolongado, a privação ou o excesso de sono, e o uso crônico e abusivo de analgésicos", explica a Dra. Simone Amorim, especialista em neurologia infantil. A médica também alerta sobre a automedicação. "O erro mais frequente dos pais e familiares é medicar crianças e adolescentes com remédios para adultos. Isso só contribui para a cronicidade e a piora dos sintomas. Ao perceber que seu filho se queixa com frequência de dor de cabeça, procure um pediatra ou neurologista infantil de sua confiança.
Fonte: http://www.pharmanostra.com.br/revistaonline/edicao-28/criancaenxaqueca
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
O poder da fitoterapia
Conforme dados da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABIFT), os fitoterápicos representam cerca de 4 a 8% do mercado farmacêutico nacional, com faturamento entre 0,8 e 1,5 bilhão de reais
Você sabia que existem medicamentos de origem vegetal que podem ser usados para tratar desde uma simples gripe até um câncer?
Fitoterapia é uma palavra de origem grega, resultante da combinação de phito (plantas) e therapia (tratamento). Ela caracteriza a melhora de estados patológicos pela utilização de substratos naturais (tais como plantas frescas e/ou secas, assim como preparados à base das mesmas), a fim de prevenir, aliviar ou curar uma doença. Para tanto, diferentes partes de uma espécie (raiz, casca, flores ou folhas) podem ser utilizadas em variadas preparações para uso profilático ou terapêutico (Kalluf, 2008).
Segundo o fitoterapeuta André Resende, existem plantas para todos os tipos de doença, que podem ser indicadas para diferentes casos, em razão de seu uso oral apresentar um resultado, e o uso tópico, outro.
O interesse por essa tendência de tratamento cresce cada vez mais, o que pode ser percebido por um aumento representativo desses produtos no mercado. A categoria é responsável por movimentar globalmente o valor de aproximadamente 21,7 bilhões de dólares por ano. Conforme dados da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABIFT), os fitoterápicos representam cerca de 4 a 8% do mercado farmacêutico nacional, com faturamento entre 0,8 e 1,5 bilhão de reais.
Cientistas defendem que essa medicina permite ao ser humano se reconectar com o ambiente, acessando o poder da natureza, o que ajuda o organismo a normalizar funções fisiológicas, restaurar a imunidade enfraquecida, promover a desintoxicação e o rejuvenescimento. O especialista Alexandros Botsaris, membro do conselho diretor da ABIFT, afirma que "Eles apresentam uma melhor aceitação pelos consumidores em casos de problemas de saúde mais simples, que também são os mais frequentes, e não costumam causar dependência nem intolerância, além de apresentarem um custo de produção mais barato. Em alguns segmentos da terapêutica, seu desempenho é superior ao dos sintéticos", destaca.
De acordo com André Resende, "Não é porque é natural que não existem contraindicações, é preciso ter critério na dosagem. Por exemplo, o boldo é uma erva desintoxicante, mas em dosagens muito altas pode ser hepatotóxica".
Para acompanhar essa tendência que aumenta a cada dia no mercado farmacêutico abaixo segue algumas novidades:
Aswagandha (Ginseng Indiano):
Potente antioxidante e anti-inflamatório, melhora os sintomas de artrite e do reumatismo. Também possui ação energética, sendo indicado como tônico para aumento de energia, o que resulta numa melhora da saúde e no aumento da longevidade.
Catuaba Pó:
Poderoso estimulante do sistema nervoso, usado como afrodisíaco e estimulante sexual. Eleva a produtividade mental e melhora a circulação sanguínea.
Cissus Quadrangularis 40%:
Planta utilizada tradicionalmente na medicina africana e ayurvédica (indiana), rica em flavonoides. É um poderoso antioxidante, eficaz em promover a perda de peso e combater os sintomas da síndrome metabólica.
Fucoxantina 5%:
Carotenoide de origem marinha encontrado na Laminaria japonica. Possui ação termogênica, que age com eficácia no combate à obesidade. Também possui função antioxidante, melhora o funcionamento intestinal e apresenta ação hipocolesterolêmica.
Guaraná Pó:
Composto por cafeína e polifenóis, atua como estimulante e acelera o metabolismo, com consequente ação lipolítica e termogênica.
Hibiscus Extrato Seco:
Contém antocianidinas, vitamina C, flavonoides e polifenóis, que atuam como antioxidantes, hipocolesterolêmicos, detoxificantes e diuréticos, além de agirem como coadjuvantes nas dietas de emagrecimento e na saúde integral do organismo.
Marapuama Pó:
Tem ação estimulante do sistema nervoso central, antidepressiva, antirreumática e afrodisíaca natural.
Fonte: http://www.pharmanostra.com.br/revistaonline/edicao-28/poderfitoterapia
Kalluf, L. J. H. Fitoterapia Funcional ? dos princípios ativos à prescrição de fitoterápicos, Col. Nutrição Clínica Funcional. São Paulo, Paschoal Editora 2008, pp. 12-16.
terça-feira, 11 de setembro de 2012
Sucos da Juventude
O consumo diário de sucos de frutas específicas pode ser uma solução contra as ações do tempo e, além de natural, é bastante acessível. De acordo com a nutricionista Rafaela Isis Reis Allevato, especialista do Hospital San Paolo, consumo diário de sucos de ameixa, romã e cranberry pode estimular a circulação sanguínea e agir no combate contra os sinais de envelhecimento.
"A ingestão diária de suco de romã mantém elevado o nível de antioxidantes circulantes. Tais fitoquímicos possuem efeito protetor contra o envelhecimento precoce das células como, por exemplo, as dos neurônios e as da pele do rosto, onde mais se apresentam os sinais de cansaço e estresse", afirma. O cranberry possui alta concentração dos antioxidantes luteína e zeaxantina, responsáveis por evitar a danificação das células no organismo humano. A fruta também apresenta nutrientes e fitoquímicos, como vitaminas A, E e C, betacaroteno, fibras dietéticas, frutose, flavonoides e taninos.
Fonte: http://www.pharmanostra.com.br/revistaonline/edicao-28/sucojuventude
quarta-feira, 5 de setembro de 2012
Cápsulas Calmantes
Durma bem...
Composição: melissa 200mg; passiflora 200mg; mulungu 200mg; camomila 200mg
Indicação:
- Calmante
- Relaxante
- Melhoram a qualidade do sono
Detalhes
Devido ao estresse, muitas pessoas têm dificuldades de dormir ou ficam irritadas durante o dia. As cápsulas calmantes desenvolvidas pela Farmácia Consciência ajudam a combater irritabilidade e a melhorar o sono. São compostas por ervas 100% naturais e não provocam os efeitos colaterais de calmantes sintéticos.
MelissaA melissa, cujo nome evoca o mel, foi introduzida na medicina pelos árabes, no século X, para tratar a ansiedade e a depressão. É um tranquilizante apresentado também como indutor do sono, que tem um papel importante no controle e integração das emoções. Também possui ação analgésica.
PassifloraA Passiflora ou maracujá age no sistema nervoso central de maneira sedativa e tranquilizante. Com ação similar à morfina, é um medicamento de grande valor terapêutico como sedativo e, diferente de outros, não deprime o sistema nervoso central.
MulunguAtua sobre o sistema nervoso central, causando bloqueio neuromuscular e relaxamento dos músculos, agindo como calmante.
CamomilaOs egípcios dedicavam a camomila ao sol e adoravam-na mais do que qualquer outra erva, pelas suas propriedades curativas, das quais podemos destacar: calmante; anti-inflamatória, cicatrizante e antiespasmódica.
Modo de uso:
Ingerir 1 cápsula 2 horas antes de dormir.
Referência Bibliográfica:
TESKE, M.; TRENTINI, A M.M. Herbarium – Compêndio de Fitoterapia, 3ºedição revisada,Curitiba
terça-feira, 4 de setembro de 2012
Afrodisíaco Feminino
Composição:
Tribullus terrestris 500mg, mucuna 200mg, catuaba 250mg, marapuama 250mg
Indicação:
- Estimulante sexual
- Aumenta a disposição física
Detalhes
A falta de libido não atinge apenas mulheres na menopausa. O estresse e o excesso de tarefas acabam interferindo na vida sexual de mulheres em qualquer idade.
O afrodisíaco feminino desenvolvido pela Farmácia Consciência reúne ativos que aumentam a disposição e melhoram os níveis de hormônios sexuais femininos, e é seguro para mulheres que fazem uso de anticoncepcionais.
Tribulus Terrestris
O Tribulus Terrestris contém fito-hormônios que influenciam no aumento da libido, frequência e força das ereções em homens, bem como nos sintomas de frigidez sexual feminina. Aumenta os níveis DHEA, um pró- hormônio produzido pelas glândulas adrenais, precursor de testosterona e, com isso, eleva os níveis de testosterona, que é o hormônio responsável pelo estímulo sexual.
Mucuna
A mucuna é uma das plantas mais populares e importantes da Índia. É reconhecida pelas suas propriedades afrodisíacas. Ela estimula a deposição de proteínas nos músculos e aumenta a força e a massa muscular.
Estimula, também, o hipotálamo a produzir LH, hormônio responsável por induzir a produção de progesterona nas mulheres e testosterona nos homens, hormônios responsáveis pelo estímulo sexual.
Catuaba
A catuaba é um afrodisíaco. Estimula o desejo sexual e aumenta a libido tanto no homem quanto na mulher. Melhora o fluxo sanguíneo aos órgãos genitais, pode fortificar e prolongar uma ereção e aumentar a excitação sexual.
Marapuama
A marapuama é considerada um afrodisíaco natural, que aumenta a libido. Num estudo clínico, homens que usaram marapuama tiveram um número significativamente maior de relações sexuais que outro grupo que ingeriu placebo.
Modo de uso:
Ingerir 1 cápsula ao dia.
Referências Bibliográficas:
Index Kewensis Plantarum Phanerogamaruna. Oxford Claredon Press, 2v, 19 supl, 1895/1991
sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Afrodisíaco Masculino
Composição:
Tribullus terrestris 500mg, mucuna 200mg, catuaba 250mg, marapuama 250mg
Indicação:
- Estimulante sexual
- Aumenta a disposição física
Tribulus Terrestris
O Tribulus Terrestris contém fito-hormônios que influenciam no aumento da libido, frequência e força das ereções em homens. Aumenta os níveis DHEA, um pró- hormônio produzido pelas glândulas adrenais, precursor de testosterona e, com isso, eleva os níveis de testosterona, que é o hormônio responsável pelo estímulo sexual.
Mucuna
A mucuna é uma das plantas mais populares e importantes da Índia. É reconhecida pelas suas propriedades afrodisíacas. Ela estimula a deposição de proteínas nos músculos e aumenta a força e a massa muscular.
Estimula, também, o hipotálamo a produzir LH, hormônio responsável por induzir a produção de progesterona nas mulheres e testosterona nos homens, hormônios responsáveis pelo estímulo sexual.
Catuaba
A catuaba é um afrodisíaco. Estimula o desejo sexual e aumenta a libido tanto no homem quanto na mulher. Melhora o fluxo sanguíneo aos órgãos genitais, pode fortificar e prolongar uma ereção e aumentar a excitação sexual.
Marapuama
A marapuama é considerada um afrodisíaco natural, que aumenta a libido. Num estudo clínico, homens que usaram marapuama tiveram um número significativamente maior de relações sexuais que outro grupo que ingeriu placebo.
Modo de uso:
Ingerir 1 cápsula ao dia.
Referências Bibliográficas:
Index Kewensis Plantarum Phanerogamaruna. Oxford Claredon Press, 2v, 19 supl, 1895/1991
terça-feira, 17 de julho de 2012
Suplementação na atividade física
A suplementação é uma opção para quem quer aumentar o desempenho aeróbico e ganhar mais massa muscular. Essa tecnologia foi inicialmente desenvolvida pela ciência para atletas com alto rendimento físico, que praticam mais de seis horas de atividades esportivas por dia, mas está caindo no gosto dos praticantes comuns, se tornando popular em academias e entre outras modalidades.
Quando realizamos exercícios por um tempo prolongado, é comum os músculos apresentarem ardência ou uma leve vibração. Essas reações são um sinal de que a reserva de energia do corpo está baixa e, com isso, o desempenho fica reduzido. O esforço intenso e a baixa oxigenação do corpo promovem a liberação do ácido lático, responsável pelas dores musculares no dia seguinte.
"Os aminoácidos são cruciais para mantermos a energia e nossos músculos consistem principalmente de proteínas. Ao todo, existem 20 cadeias de aminoácidos, mas somente nove são essenciais e não podem ser sintetizados pelo nosso organismo. Assim, devem ser obtidos através da nossa alimentação diária. Quando realizamos uma prática esportiva, exigimos muito da nossa reserva de aminoácidos, tanto que às vezes não é possível substituir esse gasto apenas com alimentação. Por isso, os suplementos acabam sendo indicados, para ajudar o organismo a repor mais rapidamente as proteínas perdidas durante a atividade física", explica a farmacêutica da Pharma Nostra, Camila Estopa.
De acordo com Diego Tareszkiewicz, triatleta profissional e educador físico da academia Fit Premium, a energia necessária para os esportes pode ser obtida por meio de uma alimentação rica em nutrientes, vitaminas e proteínas. "É fundamental que o praticante consulte um nutricionista antes de realizar as atividades, para saber se ele consegue suprir a energia gasta no exercício somente pela alimentação, ou se é necessária a suplementação. Só um profissional poderá indicar qual a dose necessária que o corpo está precisando para realizar o esporte", salienta.
Antonio Pedro Tavares, nutricionista clínico e esportivo, e diretor científico da Nutricore, explica que muitas pessoas optam por comprar a suplementação sem adequá-la ao plano da dieta como um todo. "Esse erro é comum, e muitas vezes gera frustração com relação aos resultados esperados, além de poder ser um risco à saúde. Existem substâncias estimulantes disponíveis no mercado que podem gerar efeitos como insônia, falta de concentração, dor de cabeça, tontura, náuseas e enjoo. Por isso, enfatizamos a necessidade de adequação de dosagens e indicação e acompanhamento de um nutricionista esportivo."
O nutricionista indica que a dieta ideal para os praticantes de atividades físicas está relacionada a uma pequena elevação da ingestão proteica, devido ao desgaste da musculatura e ao ganho de massa muscular. "Porém, nada na dieta de um praticante de atividade física pode ser generalizado", destaca.
Diego Tareszkiewicz ressalta que, além de um aumento no consumo de proteínas, vale a pena destacar o consumo de carboidratos em casos de exercícios de longa duração e que, em casos de maior exigência da capacidade muscular, uma alimentação rica em creatina é a ideal. "Vale lembrar que o metabolismo dos homens requer mais proteínas que o das mulheres. Sua massa muscular é de 20% a 25% menor que a dos homens, e têm um metabolismo mais lento. Por esses motivos, o corpo das mulheres demora um tempo maior para realizar a síntese de substâncias", destaca Diego.
Para a utilização saudável da suplementação, é preciso a orientação de um profissional da área de saúde e uma alimentação adequada. Uma dieta equilibrada é essencial para a prática de qualquer esporte. É bom lembrar que manter o corpo hidratado é um fator que favorece o desempenho físico. O consumo de isotônicos durante os exercícios prolongados ajuda a repor os sais minerais, promovendo a hidratação e evitando cãibras.
FONTE: http://www.pharmanostra.com.br/revistaonline/materias/suplementacao
quinta-feira, 12 de julho de 2012
Aprenda sobre Peelings
Uma pele radiante é um importante sinal de saúde. E, a fim de melhorar sua textura, promover o rejuvenescimento e corrigir imperfeições, foi criado o peeling, procedimento da medicina estética para regeneração da cútis. Esse nome tem origem no verbo inglês to peel, que significa descamar ou desprender. A técnica visa à renovação a partir da eliminação das camadas mais superficiais (epiderme ou derme superficial), produzindo a troca celular e devolvendo a vitalidade aos tecidos.
O que você sabe sobre peeling?
De acordo com a cosmetóloga Sheila Gonçalves, diretora técnica da Medicatriz, 65% das pessoas percebem a pele envelhecida de forma global, por meio de uma avaliação do conjunto de rugas, manchas, poros dilatados e brilho. Entre os tratamentos estéticos, o peeling é a melhor opção para amenizar esses sinais. Mas, você conhece essa técnica? Aproveite e aprofunde seus conhecimentos sobre o assunto.
De acordo com a cosmetóloga Sheila Gonçalves, diretora técnica da Medicatriz, 65% das pessoas percebem a pele envelhecida de forma global, por meio de uma avaliação do conjunto de rugas, manchas, poros dilatados e brilho. Entre os tratamentos estéticos, o peeling é a melhor opção para amenizar esses sinais. Mas, você conhece essa técnica? Aproveite e aprofunde seus conhecimentos sobre o assunto.
1 - Que tipo de peeling age de forma semelhante à regeneração da pele, atuando na diferenciação e multiplicação dos queratinócitos?
a - Peeling biológico.
b - Peeling magnético.
c - Peeling mecânico.
2 - Qual o tratamento que promove a descamação gradual da pele e leva à renovação celular natural de forma não irritativa?
a - Peeling biológico.
b - Peeling enzimático.
c - Peeling mecânico.
3 - O peeling físico promove a esfoliação superficial da pele, atingindo apenas:
a - As fileiras de células secundárias da camada córnea.
b - As primeiras fileiras de células da camada córnea.
c - Nenhuma das células da camada córnea.
4 - Como funciona o peeling químico?
a - Consiste na aplicação de um ou mais agentes químicos sobre a superfície cutânea, provocando rápido desprendimento de células epidérmicas.
b - Consiste na aplicação de um óleo próprio em determinadas células da pele, provocando rápido desprendimento de células epidérmicas.
c - Consiste na aplicação de agentes químicos que provocam o desprendimento de células epidérmicas lentamente.
5 - Qual a formulação dos peelings químicos?
a - São formulados à base de AHAs (ácido cítrico, glicólico, lático, málico, mandélico e tartárico) em associação com BHAs (ácido salicílico).
b - São formulados à base de água em associação com BHAs (ácido salicílico).
c - São formulados à base de AHAs (ácido cítrico, glicólico, lático, málico, mandélico e tartárico) em associação com água.
6 - Qual o limite da concentração de ácido salicílico em produtos cosméticos?
a - 3%.
b - 2%.
c - 0,2%.
7 - Qual a principal característica dos peelings estéticos?
a - Possuem ação rápida, com menos de seis horas, e um protocolo complexo.
b - Possuem ação prolongada, de até seis horas, protocolo fácil de no máximo quatro passos, associam vários tipos de peeling no mesmo procedimento e utilizam uma sobreposição de ácidos orgânicos em sinergia.
c - São perigosos para a saúde e por isso só podem ser realizados uma vez a cada quinze dias, mas apresentam ação prolongada de até seis horas e utilizam uma sobreposição de ácidos orgânicos em sinergia.
8 - Qual das etapas abaixo não se refere ao procedimento correto do peeling?
a - Aplicar em fina camada um peeling estético que associa ácido glicólico, lático e salicílico e deixar por 10 minutos. Remover com algodões umedecidos e secar bem a pele. É normal uma leve ardência inicial, que diminui com o tempo.
b - Lavar a região com sabonete que associa ácido glicólico e lático e remover com água. Secar bem a pele.
c - Aplicar em uma grossa camada um peeling estético que associa ácido sulfúrico, cítrico e ferúlico e deixar por 30 minutos. Remover com algodões umedecidos e deixar a pele úmida.
9 - Em quais dos casos abaixo o procedimento é contraindicado?
a - Pacientes com doenças de pele ou infecção ativa.
b - Estado comportamental normal.
c - Peles claras.
10 - É possível usar um peeling químico e mecânico no mesmo dia ?
a - Sim, podem ser realizados no mesmo dia.
b - Talvez, varia de acordo com a pele do paciente.
c - Não, eles devem ser realizados em dias diferentes.
Respostas
1 - a
2 - b
3 - b
4 - a
5 - a
6 - b
7 - b
8 - c
9 - a
10 -c
Defesa e reparação das células
Para obter um melhor resultado com o peeling, a Pharma Nostra dispões dos ativos Actiglucan e PhytoCellTec™ Malus Domestica or, que têm demonstrado benefícios em peles expostas ao estresse de procedimentos estéticos. O Actiglucan é indicado para produtos pré-procedimentos, pois supre a produção de citocinas pró-inflamatórias TNF-alfa e IL-1 beta, reduz de maneira rápida e eficaz os sintomas da pele reativa, melhora a função da barreira cutânea e hidrata a pele profundamente, deixando-a com aspecto mais saudável.
Para obter um melhor resultado com o peeling, a Pharma Nostra dispões dos ativos Actiglucan e PhytoCellTec™ Malus Domestica or, que têm demonstrado benefícios em peles expostas ao estresse de procedimentos estéticos. O Actiglucan é indicado para produtos pré-procedimentos, pois supre a produção de citocinas pró-inflamatórias TNF-alfa e IL-1 beta, reduz de maneira rápida e eficaz os sintomas da pele reativa, melhora a função da barreira cutânea e hidrata a pele profundamente, deixando-a com aspecto mais saudável.
Já o PhytoCellTec™ Malus Domestica or pode ser utilizado na etapa pós-tratamento, pois ajuda as células-tronco da pele a manterem suas características e sua capacidade de construir novos tecidos, reparando mais rapidamente a pele descamada e agredida pelo peeling.
Antes e depois do peeling estético
A Dra. Sheila Gonçalves traz dicas rápidas sobre o que fazer antes e após o peeling.
A Dra. Sheila Gonçalves traz dicas rápidas sobre o que fazer antes e após o peeling.
ANTES
É preciso realizar uma limpeza de pele profunda, e ter cuidados diários, como a limpeza suave e delicada, hidratação e proteção solar, por meio do uso do filtro solar hidratante.
É preciso realizar uma limpeza de pele profunda, e ter cuidados diários, como a limpeza suave e delicada, hidratação e proteção solar, por meio do uso do filtro solar hidratante.
DEPOIS
É necessário evitar a exposição ao sol, devido aos riscos de manchas, e usar protetor solar com FPS 30, que deve ser indicado de acordo com o tipo de pele e tratamento. Ele deve ser reaplicado de três a quatro vezes ao dia. Também vale a pena investir no uso de produto home care, com vitamina C.
É necessário evitar a exposição ao sol, devido aos riscos de manchas, e usar protetor solar com FPS 30, que deve ser indicado de acordo com o tipo de pele e tratamento. Ele deve ser reaplicado de três a quatro vezes ao dia. Também vale a pena investir no uso de produto home care, com vitamina C.
terça-feira, 3 de julho de 2012
Isoflavonas como agente lipolítico
A combinação perfeita dos ativos genisteína, cafeína, carnitina e espirulina
Isoflavonas da soja são largamente usadas como ingrediente funcional. Na maior parte dos casos, os suplementos contêm somente a forma não ativa da soja. Isso porque a ativa, a aglicona, possui baixa solubilidade em água e óleo, o que dificulta a aplicação cosmética. Para resolver essa questão, a Mibelle (Suíça) desenvolveu um composto especial, em lipossomas, que contém a genisteína aglicona em sua forma pura. Esse ingrediente foi batizado de Iso-SlimComplex®, que possui ação tanto redutora de medidas quanto anticelulítica ao combinar a genisteína com três outros ativos: cafeína e carnitina, que estimulam a quebra da gordura, e espirulina (microalgas), que promove firmeza e propriedades reestruturantes.
Para testar sua eficácia, foram realizados estudos clínicos in vivo e in vitro. O estudo in vitro foi projetado em um modelo de pele 3D que demonstrou a capacidade da genisteína em inibir a diferenciação dos pré-adipócitos em adipócitos e estimular a produção de colágeno IV. Assim, confirmou-se que a genisteína neutraliza a celulite em dois níveis: reduz o armazenamento de lipídios e fortalece o epitélio da pele.
No experimento in vivo, Iso-SlimComplex® foi testado em um estudo clínico de seis semanas, com 20 mulheres de idades entre 39 e 58 anos, com celulite em grau avançado. Um creme contendo 4% de Iso-SlimComplex® foi aplicado uma vez ao dia sobre a coxa direita. A outra coxa ficou sem tratamento e serviu como controle. Os parâmetros da pele foram medidos: suavidade (Primos System), elasticidade (cutometer ®), circunferência da coxa e grau da celulite (escore clínico).
Os resultados demonstraram claramente a eficácia de Iso-SlimComplex®. Comparadas às áreas não tratadas, elasticidade e suavidade melhoraram após seis semanas
A circunferência da coxa direita foi reduzida em 3,8 centímetros após seis semanas, enquanto a circunferência da coxa não tratada só foi reduzida em 0,8 cm.
Em relação à melhora visível do aspecto da celulite, o grau de celulite foi reduzido em 37% após as seis semanas de tratamento. Não houve visível mudança da celulite na coxa não tratada.
Iso-SlimComplex® combina genisteína com três outras substâncias ativas
Genisteína: Isoflavona mais abundante na soja. Na natureza, é encontrada na forma de glicosídeo, mas deve ser transformada em aglicona, que é biologicamente ativa na aplicação tópica. A genisteína age contra a celulite de diferentes formas: inibe a adipogênese pela limitação da diferenciação de pré-adipócitos em adipócitos, promove a quebra da gordura pela inibição da atividade da enzima fosfodiesterase e, por fim, reduz o aparecimento da celulite e limita a expansão do tecido adiposo pelo espessamento e reforço da derme.
Cafeína: Diversos são os mecanismos, encontrados na literatura científica, que procuram explicar os efeitos ergogênicos da cafeína. Estudos in vitro demonstraram que elevadas doses de cafeína inibem a ação da enzima fosfodiesterase, responsável pela degradação da adenosina monofosfato cíclico (AMPc). Assim, o aumento nas concentrações de AMPc estimula a lipólise (quebra de gordura).
Espirulina: É um extrato de microalgas (Spirulina platensis extract) rico em proteínas, minerais e vitaminas, e possui propriedades firmadoras e reestruturantes. Contém carotenoides que protegem a pele do estresse oxidativo e polissacarídeos que protegem contra a desidratação cutânea.
Carnitina: Está presente naturalmente em nosso organismo, acelera a quebra da gordura por ser responsável pelo transporte de ácidos graxos, formados pela lipólise, para as mitocôndrias, onde serão usados para produção de energia. Desta forma, os ácidos graxos não poderão ser utilizados na produção de novas moléculas de gordura.
fonte: http://www.am4.com.br/off/pharmanostra/revista/materias/isoflavonas
sábado, 23 de junho de 2012
Funchicória - Por que foi banida das prateleiras das farmácias?
A Funchicória trata-se basicamente da mistura do funcho ou erva-doce, chicória e sacarina - adoçante artificial que conferia sabor doce ao produto.
A ANVISA confirmou que o registro da fórmula venceu em 2005, e que sua renovação foi vetada por duas razões: primeiro porque pedaços de plantas não podiam fazer parte da formulação e segundo, o fabricante não apresentou nenhuma comprovação científica de segurança e eficácia. Além disso, a ingestão da sacarina não é indicado para crianças.
ANVISA está exigindo estudos que comprovem os resultados prometidos. E estes, já estão sendo realizados, portanto, pode ser que você reencontre o produto nas farmácias.
terça-feira, 12 de junho de 2012
O que você sabe sobre alergias?
Com a chegada do outono e a progressiva queda da temperatura, os casos de alergias respiratórias tendem a aumentar. O frio, a umidade e a vontade de permanecer em ambientes fechados são as principais razões desse aumento. Por isso, é importante saber as causas do problema e adotar hábitos adequados. Faça o teste abaixo e meça os seus conhecimentos sobre o assunto.
1) Como você sabe se tem alergia ou não?
a) Quando surgem reações cutâneas como coceira, inchaço das pálpebras ou manchas avermelhadas.
b) Após uma avaliação médica.
c) Quando você sofre episódios frequentes de falta de ar.
d) Quando você se sente indiposto após consumir determina dos alimentos ou bebidas.
2) Como é possível descobrir a causa de sua alergia?
a) Prestando atenção nas situações em que surgem as reações do organismo.
b) Consumindo alimentos ou bebidas que, você desconfia, causam as reações.
c) Frequentando ambientes empoeirados ou com cheiros fortes, para ver se surgem reações.
d) Apenas um exame médico bem feito, inclusive avaliando os hábitos e o ambiente, pode encontrar o causador da alergia.
3) O equilíbrio na alimentação tem influência sobre as alergias?
a) Sim, comida ruim causa alergia em qualquer um.
b) Não, tanto faz comer bem ou comer mal, o que causa alergia são produtos específicos que provocam reações em indivíduos também específicos.
c) Sim, a alimentação equilibrada é muito importante para otimizar o funcionamento do sistema imunológico.
d) Nenhuma das anteriores.
4) E a atividade física, ajuda no controle das alergias?
a) Ajuda e muito. Bem condicionado, o organismo estará melhor preparado para resistir às agressões ambientais e/ou emocionais.
b) Não, as atividades físicas, especialmente as realizadas ao ar livre, expõem o indivíduo a muitas situações que podem causar alergia.
c) Não, o acumulo de pessoas nas academias é tudo que as alergias precisam para se espalhar.
d) Nenhuma das anteriores.
5) Quais são os principais agentes causadores de alergiasno ambiente doméstico?
a) Ácaros, mofo e pelos de animais.
b) Perfumes e desodorantes.
c) Poeira, lixo ou alimentos estragados.
d) Nenhuma das anteriores.
Inimigo natural das alergias e gripes
Outono e inverno são os períodos em que as alergias e inflamações respiratórias ganham destaque. Quem conhece o problema sabe também que sempre é melhor prevenir do que remediar. Para os que partilham essa opinião, as farmácias de manipulação oferecem um suplemento alimentar com características inovadoras e eficaz na prevenção de alergias, gripes e resfriados.
Trata-se do Epicor® , um produto fermentado desenvolvido para a proteção do sistema imunológico. Uma de suas características é aumentar os níveis de IgA salivar (parte da primeira linha de defesa) e também a atividade das células naturais de defesa, tornando-as mais eficientes. É composto por metabólitos benéficos e vitaminas, minerais e aminoácidos que trabalham em conjunto para aumentar a imunidade. Também é antioxidante, favorecendo ainda mais a manutenção do sistema imune saudável, na medida em que elimina os radicais livres.
fonte: http://www.am4.com.br/off/pharmanostra/revista/materias/canalinterativo21
domingo, 3 de junho de 2012
Está chegando o frio
O outono está chegando, e, com ele, as roupas mais elegantes e fechadas, as bebidas quentes, entre muitos outros costumes típicos dessa estação. Segundo especialistas, essa época do ano pode ser ideal para cuidar da pele, que exige atenção após as altas temperaturas e grande incidência de sol no verão. O dermatologista Marco Antonio de Oliveira explica que o clima mais ameno e com menor intensidade de raios ultravioleta faz com que a pele não fique tão oleosa e produza menos suor, que pode ser um fator irritativo na recuperação.
Por esses motivos, a renomada dermatologista Ligia Kogos aponta alguns cuidados para as estações mais frias. "Nesta época do ano, a pele parece pedir mais hidratante, sabonetes mais suaves, cremes hidratantes com maior poder de lubrificação e proteção. Sente-se falta de algo emoliente nos lábios, para evitar que rachem. Para as mãos, especialmente para quem tem que lavá-las com frequência, além de sabonetes líquidos hidratantes, cremes especiais reaplicados após as lavagens, dão grande sensação de conforto e bem-estar. Como os banhos são mais quentes, os braços e pernas ressecam e tornam-se ásperos com mais facilidade, havendo necessidade de hidratantes após o banho nessas regiões", explica.
Para esse período, os consultórios e clínicas dermatológicas realizam um conjunto de procedimentos que se destinam a recuperar a pele dos danos de verão em apenas três meses. "Essa época é ideal, pois há menos risco do sol atrapalhar os resultados que esperamos, manchando, atrasando a cicatrização ou dificultando a proteção necessária. Nos meses mais frios, há mais oportunidade de usar cremes regeneradores, cicatrizantes, maquilagens para disfarçar crostinhas e descamações, o que facilita muito os tratamentos", comenta Ligia.
Conheça alguns dos principais tratamentos dermatológicos realizados nessa época do ano, indicados por Ligia Kogos:
1) Depilação a laser
Os lasers de diodo (LightSheer) são os de melhor resultado; rápido, seguro e preciso tanto na eliminação de pelos como no tratamento de foliculites decorrentes de encravamento. Os procedimentos são mais procurados para virilha, pernas e rosto.
2) Terapia fotodinâmica
Foi criada para tratar lesões com potencial maligno, sendo depois constatado seu ótimo efeito rejuvenescedor. É um tratamento de uma única sessão, que elimina manchas variadas de rosto, colo, mãos e também revitaliza profundamente, devolvendo o aspecto rejuvenescido, claro, macio e brilhante da cútis. Um ácido sofisticado, o ALA (ácido amino-levulínico) é aplicado por cerca de uma hora, e, após emissão de luz colorida por meio de equipamento que produz radiação luminosa por diodos (Multiwaves ou Gentlewaves) por mais 45 minutos, o trabalho de renovar toda a pele está completo.
3) Peelings
Pequenos lixamentos localizados que duram apenas segundos são feitos onde necessários, apagando rugas perto da boca, cravos grandes que teimam em retornar sempre e até antigas cicatrizes de acne. Basta escolher o tipo de acordo com o tom de pele, que eles darão acabamento e homogeneidade aos resultados.
4) Microcauterização
Indicada para todas as imperfeições visíveis e palpáveis. Realizada por meio de descargas elétricas delicadas, aplicadas com ponta metálica fina em manchas escuras, "bolinhas", "verruguinhas", vasos, sardas, mílios, nevos, entre outros. Após o procedimento, é efetuado um banho de neve carbônica, salpicada com ponta congelada a 50º C abaixo de zero em todos os locais onde a textura da pele está grossa, nas asperezas que se sente ao deslizar as mãos pelos braços, pernas, mãos e colo.
Dica PN
Actiglucan, desenvolvido especialmente para o tratamento cosmético de peles sensíveis, sensibilizadas e com vermelhidão. A eficácia em peles reativas é resultado de seus constituintes: Aloe vera, 1,3-1,6 betaglucano, glicerina e ácido hialurônico, componente com comprovação científica e importante papel na reestruturação da barreira cutânea danificada.
Quando aplicado antes da lesão, protege através de sua função barreira e de hidratação, e, após a lesão, acelera a recuperação da pele e reduz a irritação.
Pharma Nostra no outono e inverno
A Pharma Nostra apresenta alguns ativos que irão manter a saúde da sua pele durante as estações frias.
Clareamento
Durante essa época do ano, o rosto apresenta uma cor romanticamente mais clara e pálida. A luminosidade da cútis está relacionada a uma aparência jovem e sem rugas. Para clarear o tom de pele em geral e despigmentar manchas, que aparecem com o envelhecimento, o Citrolumine 8TM é o ativo mais apropriado. Além de propriedades iluminadoras, ele também é um importante agente anti-inflamatório e antioxidante.
Hidratação
A camada exterior da pele é considerada uma barreira protetora contra micro-organismos e também para evitar a perda de água da pele, formada por componentes hidrofílicos e lipofílicos. Devido a sua afinidade com a pele, Phytosqualan®, componente chave do filme hidrofílico, apresenta uma excelente ação emoliente, age com maciez e penetra facilmente, dando a sensação de uma pele mais sedosa. Outro ativo indicado para a hidratação da pele é o Biohydrata, uma mistura de PCA-Na, conhecido como ácido L-piroglutâmico, e lactato de sódio, sal sódico do ácido lático obtido na fermentação da cana-de-açúcar. É indicado para todos os tipos de formulações em que a hidratação é fator preponderante.
Regeneração
As maçãs Uttwiler Spätlauber são ricas em fitonutrientes, proteínas e células de longa vida. Sua composição específica leva à incrível capacidade de armazenamento das propriedades da longevidade. PhytoCellTec TM Malus Domestica or, derivado dessa maçã, é o primeiro ingrediente ativo de células-tronco de planta do mercado, capaz de proteger as células do corpo, ajudando na manutenção da capacidade de construção de novos tecidos e retardando o envelhecimento. Outro ativo regenerador é o Ácido Lactobiônico, que apresenta propriedades antioxidante, rejuvenescedora e cicatrizante, normalizando o turnover celular sem irritar a pele. Já o UTMF Retinol, derivado da hidrólise do betacaroteno, é reconhecido como potente na prevenção de danos à pele induzidos por raios UV, age contra o envelhecimento precoce e em diversas ações que envolvam o crescimento e desenvolvimento de novas células.
Acne
Por ser mais suave que o ácido salicílico, o ativo Biosalix Extract é utilizado para combater micro-organismos, atuando na inibição dos principais responsáveis pela acne: Staphylococcus aureus e Propionibacterium acnes. Com a chegada das temperaturas mais baixas, a pele pode ficar mais sensível, apresentando irritações ou intolerâncias. Sensação de pinicamento, queimação ou formigamento podem estar ligadas a muitos fatores, e alguns deles são físicos, como radiação ultravioleta, calor, frio e vento. Para uma melhor função da barreira cutânea, a Pharma Nostra possui o ativo Actiglucan, que reduz os sintomas da pele reativa.
Cabelos
Nessa época do ano, os cabelos ficam mais bonitos, brilhantes, mas podem ocorrer caspa e descamação com mais frequência. Esses problemas podem ser evitados com a utilização de xampus adequados. Para os que sofrem com queda de cabelo, o ativo PhytoCellTecTM Malus Domestica or funciona como um tônico antiqueda capilar. Mas se o problema for a fraqueza dos fios, o ativo Omega Active, concentrada fonte de ômegas 3, 6 e 9, oferece mais brilho, fortalecimento da fibra e da raiz capilar, assim como o Óleo de Argan, extraído de sementes de frutos da planta Argania spinosa, que oferece mais brilho e força para áreas queratinizadas.
fonte: http://www.pharmanostra.com.br/revistaonline
Assinar:
Postagens (Atom)