quinta-feira, 12 de julho de 2012

Aprenda sobre Peelings



Uma pele radiante é um importante sinal de saúde. E, a fim de melhorar sua textura, promover o rejuvenescimento e corrigir imperfeições, foi criado o peeling, procedimento da medicina estética para regeneração da cútis. Esse nome tem origem no verbo inglês to peel, que significa descamar ou desprender. A técnica visa à renovação a partir da eliminação das camadas mais superficiais (epiderme ou derme superficial), produzindo a troca celular e devolvendo a vitalidade aos tecidos.

O que você sabe sobre peeling?
De acordo com a cosmetóloga Sheila Gonçalves, diretora técnica da Medicatriz, 65% das pessoas percebem a pele envelhecida de forma global, por meio de uma avaliação do conjunto de rugas, manchas, poros dilatados e brilho. Entre os tratamentos estéticos, o peeling é a melhor opção para amenizar esses sinais. Mas, você conhece essa técnica? Aproveite e aprofunde seus conhecimentos sobre o assunto.

1 - Que tipo de peeling age de forma semelhante à regeneração da pele, atuando na diferenciação e multiplicação dos queratinócitos?
a - Peeling biológico.
b - Peeling magnético.
c - Peeling mecânico.

2 - Qual o tratamento que promove a descamação gradual da pele e leva à renovação celular natural de forma não irritativa?
a - Peeling biológico.
b - Peeling enzimático.
c - Peeling mecânico.

3 - O peeling físico promove a esfoliação superficial da pele, atingindo apenas:
a - As fileiras de células secundárias da camada córnea.
b - As primeiras fileiras de células da camada córnea.
c - Nenhuma das células da camada córnea.

4 - Como funciona o peeling químico?
a - Consiste na aplicação de um ou mais agentes químicos sobre a superfície cutânea, provocando rápido desprendimento de células epidérmicas.
b - Consiste na aplicação de um óleo próprio em determinadas células da pele, provocando rápido desprendimento de células epidérmicas.
c - Consiste na aplicação de agentes químicos que provocam o desprendimento de células epidérmicas lentamente.

5 - Qual a formulação dos peelings químicos?
a - São formulados à base de AHAs (ácido cítrico, glicólico, lático, málico, mandélico e tartárico) em associação com BHAs (ácido salicílico).
b - São formulados à base de água em associação com BHAs (ácido salicílico).
c - São formulados à base de AHAs (ácido cítrico, glicólico, lático, málico, mandélico e tartárico) em associação com água.

6 - Qual o limite da concentração de ácido salicílico em produtos cosméticos?
a - 3%.
b - 2%.
c - 0,2%.

7 - Qual a principal característica dos peelings estéticos?
a - Possuem ação rápida, com menos de seis horas, e um protocolo complexo.
b - Possuem ação prolongada, de até seis horas, protocolo fácil de no máximo quatro passos, associam vários tipos de peeling no mesmo procedimento e utilizam uma sobreposição de ácidos orgânicos em sinergia.
c - São perigosos para a saúde e por isso só podem ser realizados uma vez a cada quinze dias, mas apresentam ação prolongada de até seis horas e utilizam uma sobreposição de ácidos orgânicos em sinergia.

8 - Qual das etapas abaixo não se refere ao procedimento correto do peeling?
a - Aplicar em fina camada um peeling estético que associa ácido glicólico, lático e salicílico e deixar por 10 minutos. Remover com algodões umedecidos e secar bem a pele. É normal uma leve ardência inicial, que diminui com o tempo.
b - Lavar a região com sabonete que associa ácido glicólico e lático e remover com água. Secar bem a pele.
c - Aplicar em uma grossa camada um peeling estético que associa ácido sulfúrico, cítrico e ferúlico e deixar por 30 minutos. Remover com algodões umedecidos e deixar a pele úmida.

9 - Em quais dos casos abaixo o procedimento é contraindicado?
a - Pacientes com doenças de pele ou infecção ativa.
b - Estado comportamental normal.
c - Peles claras.

10 - É possível usar um peeling químico e mecânico no mesmo dia ?
a - Sim, podem ser realizados no mesmo dia.
b - Talvez, varia de acordo com a pele do paciente.
c - Não, eles devem ser realizados em dias diferentes.

Respostas
1 - a
2 - b
3 - b
4 - a
5 - a
6 - b
7 - b
8 - c
9 - a
10 -c

Defesa e reparação das células
Para obter um melhor resultado com o peeling, a Pharma Nostra dispões dos ativos Actiglucan e PhytoCellTec™ Malus Domestica or, que têm demonstrado benefícios em peles expostas ao estresse de procedimentos estéticos. O Actiglucan é indicado para produtos pré-procedimentos, pois supre a produção de citocinas pró-inflamatórias TNF-alfa e IL-1 beta, reduz de maneira rápida e eficaz os sintomas da pele reativa, melhora a função da barreira cutânea e hidrata a pele profundamente, deixando-a com aspecto mais saudável.
Já o PhytoCellTec™ Malus Domestica or pode ser utilizado na etapa pós-tratamento, pois ajuda as células-tronco da pele a manterem suas características e sua capacidade de construir novos tecidos, reparando mais rapidamente a pele descamada e agredida pelo peeling.

Antes e depois do peeling estético
A Dra. Sheila Gonçalves traz dicas rápidas sobre o que fazer antes e após o peeling.
ANTES
É preciso realizar uma limpeza de pele profunda, e ter cuidados diários, como a limpeza suave e delicada, hidratação e proteção solar, por meio do uso do filtro solar hidratante.
DEPOIS
É necessário evitar a exposição ao sol, devido aos riscos de manchas, e usar protetor solar com FPS 30, que deve ser indicado de acordo com o tipo de pele e tratamento. Ele deve ser reaplicado de três a quatro vezes ao dia. Também vale a pena investir no uso de produto home care, com vitamina C.

Fonte: http://www.pharmanostra.com.br/revistaonline/materias/peelins

Nenhum comentário:

Postar um comentário