terça-feira, 3 de julho de 2012

Isoflavonas como agente lipolítico



A combinação perfeita dos ativos genisteína, cafeína, carnitina e espirulina
Isoflavonas da soja são largamente usadas como ingrediente funcional. Na maior parte dos casos, os suplementos contêm somente a forma não ativa da soja. Isso porque a ativa, a aglicona, possui baixa solubilidade em água e óleo, o que dificulta a aplicação cosmética. Para resolver essa questão, a Mibelle (Suíça) desenvolveu um composto especial, em lipossomas, que contém a genisteína aglicona em sua forma pura. Esse ingrediente foi batizado de Iso-SlimComplex®, que possui ação tanto redutora de medidas quanto anticelulítica ao combinar a genisteína com três outros ativos: cafeína e carnitina, que estimulam a quebra da gordura, e espirulina (microalgas), que promove firmeza e propriedades reestruturantes.
Para testar sua eficácia, foram realizados estudos clínicos in vivo e in vitro. O estudo in vitro foi projetado em um modelo de pele 3D que demonstrou a capacidade da genisteína em inibir a diferenciação dos pré-adipócitos em adipócitos e estimular a produção de colágeno IV. Assim, confirmou-se que a genisteína neutraliza a celulite em dois níveis: reduz o armazenamento de lipídios e fortalece o epitélio da pele.
No experimento in vivo, Iso-SlimComplex® foi testado em um estudo clínico de seis semanas, com 20 mulheres de idades entre 39 e 58 anos, com celulite em grau avançado. Um creme contendo 4% de Iso-SlimComplex® foi aplicado uma vez ao dia sobre a coxa direita. A outra coxa ficou sem tratamento e serviu como controle. Os parâmetros da pele foram medidos: suavidade (Primos System), elasticidade (cutometer ®), circunferência da coxa e grau da celulite (escore clínico).
Os resultados demonstraram claramente a eficácia de Iso-SlimComplex®. Comparadas às áreas não tratadas, elasticidade e suavidade melhoraram após seis semanas
A circunferência da coxa direita foi reduzida em 3,8 centímetros após seis semanas, enquanto a circunferência da coxa não tratada só foi reduzida em 0,8 cm.
Em relação à melhora visível do aspecto da celulite, o grau de celulite foi reduzido em 37% após as seis semanas de tratamento. Não houve visível mudança da celulite na coxa não tratada.
Iso-SlimComplex® combina genisteína com três outras substâncias ativas
Genisteína: Isoflavona mais abundante na soja. Na natureza, é encontrada na forma de glicosídeo, mas deve ser transformada em aglicona, que é biologicamente ativa na aplicação tópica. A genisteína age contra a celulite de diferentes formas: inibe a adipogênese pela limitação da diferenciação de pré-adipócitos em adipócitos, promove a quebra da gordura pela inibição da atividade da enzima fosfodiesterase e, por fim, reduz o aparecimento da celulite e limita a expansão do tecido adiposo pelo espessamento e reforço da derme.
Cafeína: Diversos são os mecanismos, encontrados na literatura científica, que procuram explicar os efeitos ergogênicos da cafeína. Estudos in vitro demonstraram que elevadas doses de cafeína inibem a ação da enzima fosfodiesterase, responsável pela degradação da adenosina monofosfato cíclico (AMPc). Assim, o aumento nas concentrações de AMPc estimula a lipólise (quebra de gordura).
Espirulina: É um extrato de microalgas (Spirulina platensis extract) rico em proteínas, minerais e vitaminas, e possui propriedades firmadoras e reestruturantes. Contém carotenoides que protegem a pele do estresse oxidativo e polissacarídeos que protegem contra a desidratação cutânea.
Carnitina: Está presente naturalmente em nosso organismo, acelera a quebra da gordura por ser responsável pelo transporte de ácidos graxos, formados pela lipólise, para as mitocôndrias, onde serão usados para produção de energia. Desta forma, os ácidos graxos não poderão ser utilizados na produção de novas moléculas de gordura.

fonte: http://www.am4.com.br/off/pharmanostra/revista/materias/isoflavonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário