terça-feira, 4 de outubro de 2011

MANCHAS NA GRAVIDEZ – COMO EVITAR E TRATAR

20090630234747

O cloasma, manchas amarronzadas na pele do rosto, braços e pelo corpo, aparecem devido às alterações hormonais que ocorrem no período da gestação.
É possível evitar estas manchas quando a mulher não se expõe ao sol, ou se expõe muito pouco fazendo uso de potentes bloqueadores solares.
É importante ressaltar que nem todas as gestações da mulher apresentam cloasmas, ou seja, na primeira gestação pode não ter se manifestado, mas na segunda ou terceira, a manchas podem aparecer.
Os cuidados neste período são intensos: devem-se usar todos os dias, protetor solar, reaplicando a cada 2 horas, evitar pegar sol, fazer uso de chapéu ou boné e óculos escuros.

Tratamento para as manchas
Após a amamentação pode-se tentar clarear as manchas. A aplicação de qualquer produto ou tratamento estético deve ser feito com acompanhamento de um dermatologista e os mais utilizados são: o laser, os peelings, os cremes, loções e géis com ácidos que são manipulados de acordo com o grau de acometimento da pele do paciente.
O resultado depende da disciplina quanto ao uso correto dos produtos e cuidados com a exposição solar.
Existem também os cosméticos de camuflagem, que mascaram as manchas, em geral em forma de gel, feito à base de lipossomas, prescrito pelo dermatologista.
Os sabonetes de uso diário também requerem atenção, pois alguns podem irritar a pele, o que é desaconselhável durante o tratamento.
É muito bom saber que esse tipo de mancha desaparece com o tempo, porém convém saber que esse tempo pode durar seis meses e que os tratamentos com produtos de aplicação tópica devem ser aplicados todos os dias, inclusive por um período após o desaparecimento das manchas, e que nesse tempo, mais uma vez, deve-se evitar a luz do sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário