quarta-feira, 5 de outubro de 2011

FORMAS FARMACÊUTICAS DIFERENCIADAS

Cupcake Girl

As vantagens da farmácia de manipulação são inúmeras, pois além de o paciente poder tomar um medicamento preparado, com a quantidade e dosagem, específico para sua recuperação, existem também formas diferentes de administração. O que facilita a adesão ao tratamento.  





Pastilhas sublinguais

Forma farmacêutica de fácil absorção e melhor disponibilidade. Deve-se colocar em baixo da língua até completa dissolução.

Pirulitos medicamentosos

O fato de dissolver lentamente na boca se torna a escolha certa para fármacos que precisam ficar mais tempo em contato com a mucosa, como por exemplo antifúgico para tratar candidíase oral (nistatina) e o fluoreto de sódio, na prevenção de cárie oral. Devido a aparência e sabor agradável, se torna uma alternativa eficiente para uso pediátrico.

Gel transdérmico

Microemulsão que facilita a permeabilidade do fármaco no local de ação, tais como antinflamatórios, antieméticos,  analgésicos, entre outros. Além disso, pequenas doses são necessárias em comparação ao medicamento via oral. E como o fármaco não passa pelo trato gastrointestinal, dimimui os efeitos adversos gástricos, facilitando o tratamento de uso prolongado.

Cápsulas vegetais

São produzidas com gelatina de origem vegetal, não contém flúor e pode ser usado em pacientes com necessidades especiais e vegetarianos.

Chocolates terapêuticos

É elaborado sem açúcar e sem lactose, sua base contem 54% de cacau. Cada chocolate pesa cerca de 5 g e é possível incorporar até 2 g de prícipio ativo. Os chocolates terapêuticos são excelentes veículos de ativos porque mascaram o gosto amargo de alguns remédios, além de possuirem os efeitos benéficos do cacau. Além de tudo saciam o desejo por doces, principalmente para chocólatras.

Gomas e jujubas

Forma farmacêutica a base de gelatina e glicerina, sendo utilizada para a administração de medicamentos. Devido a aparência e o sabor agradável aumenta a adesão ao tratamento. Apresentar uma consistência macia e agradável de mastigar.












Nenhum comentário:

Postar um comentário