terça-feira, 27 de setembro de 2011

BARBATIMÃO – CICATRIZANTE E ANTIBACTERICIDA



É uma planta medicinal utilizada há muito tempo pelos indígenas, é encontrada no cerrado brasileiro. Pesquisadores brasileiros confirmaram que esta árvore é capaz de matar bactérias, brecar inflamações e acelerar a cicatrização. É indicado no tratamento de feridas, gengivites e infecções vaginas como a candidíase, por exemplo.
Nomes populares: Barba-de-timão, Barba-de-timan, Casca da virgindade, Casca da mocidade, Iba-timão, Paricarana, Barbatimão verdadeiro, Charãozinho roxo.
Indicação: uso externo - como cicatrizante e para lavagem íntima;
                  uso interno – antifúngico, cicatrizante.
Modo de Preparo: coloque 2 colheres (sopa) para um litro de água. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento que começa a ferver; retire do fogo e deixe repousando, tampado por mais 10 minutos. Coe e está pronto para uso.
Como beber: tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.
Para uso externo: coloque 1 colher de sopa da casca em 1 litro de água morna, para uso em banhos, lavagem vaginal e gargarejos
Contra-indicação: a ingestão de infusões e extratos de barbatimão em alta dosagem e por um longo período podem levar a irritação gástrica. Não indicado para grávidas.

Um comentário:

  1. Olá! O termo Antibactericida está incorreto. use Antibacteriano ou Bactericida

    ResponderExcluir