Um estudo feito no Brasil, na Unicamp, comprovou que o Amaranto realmente tem o poder de diminuir os níveis de colesterol ruim – LDL.
A pesquisa foi realizada com 18 voluntários, que estavam com o colesterol nas alturas. Eles consumiram 1 colher de sopa, cerca de 30 gramas, todos os dias, durante um mês. Após este período, os níveis de LDL despencaram. Isso ocorre devido à composição de proteínas, óleo e fibras encontrados no cereal, além de agir inibindo a ação de uma enzima responsável pela produção de colesterol ruim no nosso organismo.
É possível ser utilizado em forma de farinha, em substituição parcial à de trigo (dá para trocar de 10% a 30%), em qualquer receita de biscoito, pão, panqueca e bolo. Pode ser um complemento nas frutas, iogurte, leite e sopa.
Receita de http://bronmarshall.com/?p=873
Ingredientes
1 ¼ xícaras de farinha de trigo
1 xícara de farinha de amaranto
1 colher de chá de fermento em pó
125 gramas de manteiga gelada em cubos
½ xícara de açúcar
⅓ xícara de passas
½ colher de chá de canela em pó
finamente raspas de 1 limão
1 ovo
Como fazer:
Peneire as duas farinhas e fermento em pó em uma tigela. Incorpore a manteiga até obter uma farofa úmida (você pode fazer isso em um processador). Adicione o açúcar, passas, canela e raspas de limão e misture para combinar.
Bata levemente o ovo, adicione aos ingredientes secos e misture até formar uma massa dura. Coloque a massa em uma superfície enfarinhada e faça uma bola. Cubra a bola de massa com papel filme e leve à geladeira por 20 minutos. Pré-aqueça o forno a 180 º C. Abra a massa com um rolo até que ela fica com cerca de 4 milímetros de espessura. Usando uma faça ou um molde para cortar biscoitos, faça cortes com 6 centímetros de diâmetro. Transfira os biscoitos cortados para uma assadeira forrada com papel manteiga e deixe no forno por 10 minutos ou até que dourem nas bordas. Retire para esfriar e sirva.
Rende 36 biscoitos.
Rende 36 biscoitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário