segunda-feira, 24 de setembro de 2012
Aprenda a durmir melhor
A insônia não é uma doença, mas pode ser um alarme de muitos distúrbios como alergias, obesidade, doenças cardíacas e até de Parkinson. Caso nenhuma dessas doenças seja diagnosticada e ela continue persistindo, a causa pode estar associada aos maus hábitos na hora de dormir. Conforme o neurocirurgião Dr. Fernando Gomes Pinto, da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), a mente funciona como um processador. Por isso, o cérebro foca os detalhes mais importantes e lhes dá significado emocional. "É preciso administrar as informações recebidas antes de dormir, pois elas interferem na qualidade do sono. Ver filmes, assistir à televisão, jogar video game, acessar a internet, entre outras atividades, pode auxiliar em uma noite maldormida. Dormir menos do que o corpo precisa acarreta em prejuízos cognitivos, como perda de memória e dificuldade de concentração, além de irritabilidade durante o dia, aumento de cortisol e ACTH, hormônios responsáveis pelo estresse."
Fonte: http://www.pharmanostra.com.br/revistaonline/edicao-28/dormirmelhor
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
Crianças podem ter enxaqueca
As dores de cabeça também podem afetar a rotina das crianças. Muitas vezes, elas podem ser crônicas, caracterizando a migrânea, enxaqueca mais comum na infância. Ela se apresenta por meio de uma dor pulsátil, de intensidade moderada a grave, de um lado da cabeça, com duração de algumas horas até dois dias. Geralmente está associada a vômito ou sensação de náusea, bem como à hipersensibilidade a barulho, luz e cheiros.
"Muitos fatores podem contribuir com a manutenção da migrânea, como o jejum prolongado, a privação ou o excesso de sono, e o uso crônico e abusivo de analgésicos", explica a Dra. Simone Amorim, especialista em neurologia infantil. A médica também alerta sobre a automedicação. "O erro mais frequente dos pais e familiares é medicar crianças e adolescentes com remédios para adultos. Isso só contribui para a cronicidade e a piora dos sintomas. Ao perceber que seu filho se queixa com frequência de dor de cabeça, procure um pediatra ou neurologista infantil de sua confiança.
Fonte: http://www.pharmanostra.com.br/revistaonline/edicao-28/criancaenxaqueca
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
O poder da fitoterapia
Conforme dados da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABIFT), os fitoterápicos representam cerca de 4 a 8% do mercado farmacêutico nacional, com faturamento entre 0,8 e 1,5 bilhão de reais
Você sabia que existem medicamentos de origem vegetal que podem ser usados para tratar desde uma simples gripe até um câncer?
Fitoterapia é uma palavra de origem grega, resultante da combinação de phito (plantas) e therapia (tratamento). Ela caracteriza a melhora de estados patológicos pela utilização de substratos naturais (tais como plantas frescas e/ou secas, assim como preparados à base das mesmas), a fim de prevenir, aliviar ou curar uma doença. Para tanto, diferentes partes de uma espécie (raiz, casca, flores ou folhas) podem ser utilizadas em variadas preparações para uso profilático ou terapêutico (Kalluf, 2008).
Segundo o fitoterapeuta André Resende, existem plantas para todos os tipos de doença, que podem ser indicadas para diferentes casos, em razão de seu uso oral apresentar um resultado, e o uso tópico, outro.
O interesse por essa tendência de tratamento cresce cada vez mais, o que pode ser percebido por um aumento representativo desses produtos no mercado. A categoria é responsável por movimentar globalmente o valor de aproximadamente 21,7 bilhões de dólares por ano. Conforme dados da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABIFT), os fitoterápicos representam cerca de 4 a 8% do mercado farmacêutico nacional, com faturamento entre 0,8 e 1,5 bilhão de reais.
Cientistas defendem que essa medicina permite ao ser humano se reconectar com o ambiente, acessando o poder da natureza, o que ajuda o organismo a normalizar funções fisiológicas, restaurar a imunidade enfraquecida, promover a desintoxicação e o rejuvenescimento. O especialista Alexandros Botsaris, membro do conselho diretor da ABIFT, afirma que "Eles apresentam uma melhor aceitação pelos consumidores em casos de problemas de saúde mais simples, que também são os mais frequentes, e não costumam causar dependência nem intolerância, além de apresentarem um custo de produção mais barato. Em alguns segmentos da terapêutica, seu desempenho é superior ao dos sintéticos", destaca.
De acordo com André Resende, "Não é porque é natural que não existem contraindicações, é preciso ter critério na dosagem. Por exemplo, o boldo é uma erva desintoxicante, mas em dosagens muito altas pode ser hepatotóxica".
Para acompanhar essa tendência que aumenta a cada dia no mercado farmacêutico abaixo segue algumas novidades:
Aswagandha (Ginseng Indiano):
Potente antioxidante e anti-inflamatório, melhora os sintomas de artrite e do reumatismo. Também possui ação energética, sendo indicado como tônico para aumento de energia, o que resulta numa melhora da saúde e no aumento da longevidade.
Catuaba Pó:
Poderoso estimulante do sistema nervoso, usado como afrodisíaco e estimulante sexual. Eleva a produtividade mental e melhora a circulação sanguínea.
Cissus Quadrangularis 40%:
Planta utilizada tradicionalmente na medicina africana e ayurvédica (indiana), rica em flavonoides. É um poderoso antioxidante, eficaz em promover a perda de peso e combater os sintomas da síndrome metabólica.
Fucoxantina 5%:
Carotenoide de origem marinha encontrado na Laminaria japonica. Possui ação termogênica, que age com eficácia no combate à obesidade. Também possui função antioxidante, melhora o funcionamento intestinal e apresenta ação hipocolesterolêmica.
Guaraná Pó:
Composto por cafeína e polifenóis, atua como estimulante e acelera o metabolismo, com consequente ação lipolítica e termogênica.
Hibiscus Extrato Seco:
Contém antocianidinas, vitamina C, flavonoides e polifenóis, que atuam como antioxidantes, hipocolesterolêmicos, detoxificantes e diuréticos, além de agirem como coadjuvantes nas dietas de emagrecimento e na saúde integral do organismo.
Marapuama Pó:
Tem ação estimulante do sistema nervoso central, antidepressiva, antirreumática e afrodisíaca natural.
Fonte: http://www.pharmanostra.com.br/revistaonline/edicao-28/poderfitoterapia
Kalluf, L. J. H. Fitoterapia Funcional ? dos princípios ativos à prescrição de fitoterápicos, Col. Nutrição Clínica Funcional. São Paulo, Paschoal Editora 2008, pp. 12-16.
terça-feira, 11 de setembro de 2012
Sucos da Juventude
O consumo diário de sucos de frutas específicas pode ser uma solução contra as ações do tempo e, além de natural, é bastante acessível. De acordo com a nutricionista Rafaela Isis Reis Allevato, especialista do Hospital San Paolo, consumo diário de sucos de ameixa, romã e cranberry pode estimular a circulação sanguínea e agir no combate contra os sinais de envelhecimento.
"A ingestão diária de suco de romã mantém elevado o nível de antioxidantes circulantes. Tais fitoquímicos possuem efeito protetor contra o envelhecimento precoce das células como, por exemplo, as dos neurônios e as da pele do rosto, onde mais se apresentam os sinais de cansaço e estresse", afirma. O cranberry possui alta concentração dos antioxidantes luteína e zeaxantina, responsáveis por evitar a danificação das células no organismo humano. A fruta também apresenta nutrientes e fitoquímicos, como vitaminas A, E e C, betacaroteno, fibras dietéticas, frutose, flavonoides e taninos.
Fonte: http://www.pharmanostra.com.br/revistaonline/edicao-28/sucojuventude
quarta-feira, 5 de setembro de 2012
Cápsulas Calmantes
Durma bem...
Composição: melissa 200mg; passiflora 200mg; mulungu 200mg; camomila 200mg
Indicação:
- Calmante
- Relaxante
- Melhoram a qualidade do sono
Detalhes
Devido ao estresse, muitas pessoas têm dificuldades de dormir ou ficam irritadas durante o dia. As cápsulas calmantes desenvolvidas pela Farmácia Consciência ajudam a combater irritabilidade e a melhorar o sono. São compostas por ervas 100% naturais e não provocam os efeitos colaterais de calmantes sintéticos.
MelissaA melissa, cujo nome evoca o mel, foi introduzida na medicina pelos árabes, no século X, para tratar a ansiedade e a depressão. É um tranquilizante apresentado também como indutor do sono, que tem um papel importante no controle e integração das emoções. Também possui ação analgésica.
PassifloraA Passiflora ou maracujá age no sistema nervoso central de maneira sedativa e tranquilizante. Com ação similar à morfina, é um medicamento de grande valor terapêutico como sedativo e, diferente de outros, não deprime o sistema nervoso central.
MulunguAtua sobre o sistema nervoso central, causando bloqueio neuromuscular e relaxamento dos músculos, agindo como calmante.
CamomilaOs egípcios dedicavam a camomila ao sol e adoravam-na mais do que qualquer outra erva, pelas suas propriedades curativas, das quais podemos destacar: calmante; anti-inflamatória, cicatrizante e antiespasmódica.
Modo de uso:
Ingerir 1 cápsula 2 horas antes de dormir.
Referência Bibliográfica:
TESKE, M.; TRENTINI, A M.M. Herbarium – Compêndio de Fitoterapia, 3ºedição revisada,Curitiba
terça-feira, 4 de setembro de 2012
Afrodisíaco Feminino
Composição:
Tribullus terrestris 500mg, mucuna 200mg, catuaba 250mg, marapuama 250mg
Indicação:
- Estimulante sexual
- Aumenta a disposição física
Detalhes
A falta de libido não atinge apenas mulheres na menopausa. O estresse e o excesso de tarefas acabam interferindo na vida sexual de mulheres em qualquer idade.
O afrodisíaco feminino desenvolvido pela Farmácia Consciência reúne ativos que aumentam a disposição e melhoram os níveis de hormônios sexuais femininos, e é seguro para mulheres que fazem uso de anticoncepcionais.
Tribulus Terrestris
O Tribulus Terrestris contém fito-hormônios que influenciam no aumento da libido, frequência e força das ereções em homens, bem como nos sintomas de frigidez sexual feminina. Aumenta os níveis DHEA, um pró- hormônio produzido pelas glândulas adrenais, precursor de testosterona e, com isso, eleva os níveis de testosterona, que é o hormônio responsável pelo estímulo sexual.
Mucuna
A mucuna é uma das plantas mais populares e importantes da Índia. É reconhecida pelas suas propriedades afrodisíacas. Ela estimula a deposição de proteínas nos músculos e aumenta a força e a massa muscular.
Estimula, também, o hipotálamo a produzir LH, hormônio responsável por induzir a produção de progesterona nas mulheres e testosterona nos homens, hormônios responsáveis pelo estímulo sexual.
Catuaba
A catuaba é um afrodisíaco. Estimula o desejo sexual e aumenta a libido tanto no homem quanto na mulher. Melhora o fluxo sanguíneo aos órgãos genitais, pode fortificar e prolongar uma ereção e aumentar a excitação sexual.
Marapuama
A marapuama é considerada um afrodisíaco natural, que aumenta a libido. Num estudo clínico, homens que usaram marapuama tiveram um número significativamente maior de relações sexuais que outro grupo que ingeriu placebo.
Modo de uso:
Ingerir 1 cápsula ao dia.
Referências Bibliográficas:
Index Kewensis Plantarum Phanerogamaruna. Oxford Claredon Press, 2v, 19 supl, 1895/1991
Assinar:
Postagens (Atom)