terça-feira, 1 de novembro de 2011

ALTERNATIVA PARA AS PESSOAS COM INTOLERÂNCIA AO GLÚTEN

A intolerância ao glúten é uma condição digestiva desencadeada pelo consumo da proteína de certos cereais que provocam a má absorção dos nutrientes ingeridos como vitaminas, minerais ou outras como proteínas, carboidratos e lipídios.
O glúten é uma proteína do trigo que aparece em massas e farinhas. É ele que dá liga na massa e também ajuda o pão a crescer. Um pão rico em glúten tem muita proteína e, proporcionalmente, menos carboidratos, que são compostos altamente calóricos.
As pessoas com a doença celíaca (intolerância ao glúten) não conseguem digerir a proteína e, por isso, são obrigadas a abrir mão das deliciosas massas ricas em glúten. Se desobedecerem a essa proibição, têm que enfrentar diarréias e acabam ficando desnutridas, desidratadas e correndo até risco de vida, já que tudo o que entra no organismo sai sem ser absorvido. Por isso, as embalagens precisam informar se o produto traz ou não glúten na composição.
 Dicas para substituir alimentos com glúten:
_ no café-da-manhã troque o pão por tapioca, cuscuz de milho, mandioca, pães, torradas e biscoitos sem glúten;
- nos lanches consuma frutas e iogurtes que podem ser acompanhadas com granolas, barras de cereais, sem glúten, e frutas secas.
- no almoço e jantar, o macarrão pode ser feita com farinha de arroz, quinua ou milho.  
Receita para substituir a farinha de trigo:
3 xícaras de farinha de arroz integral;
½ xícara de polvilho doce;
1 xícara de fécula de batata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário