sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

PARA QUE SERVE A TINTURA DE SUCUPIRA?



A Tintura de Sucupira é preparada através de seus frutos e é usada na forma diluída em mínimas quantidades. Podem ser encontradas pelo menos oito árvores em nossas florestas, cuja nomenclatura popular seja Sucupira. Entre essas árvores, podemos citar o Amendoim-falso, o Amendoim-bravo, a Sucupira-preta, a Sucupira-branca, o Chico-pires, o Angelim e o Carvoeiro. Essas plantas ainda podem ser conhecidas como fava-de-sucupira, sucupira-lisa, Fava-de-santo-inácio e Faveiro.
Sua existência é mais comum nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas gerais, Piauí, São Paulo e Tocantins.
A espécie utilizada na medicina popular, contudo, é a Sucupira-branca (Pterodon emarginatus e ainda Pterodon pubescens), de sementes claras.
A Sucupira é considerada uma planta segura para consumo. Mas pessoas hipertensas devem ter cautela.
É indicado para tratamento de dores reumáticas, artrites e dores em geral. Coadjuvante no tratamento de gripes e resfriados, amenizando as dores no corpo causados pelo vírus.
Deve-se pingar aproximadamente 20 gotas da tintura em um copo d´água de 2 a 3 vezes ao dia.

20 comentários:

  1. Muito boa mesmo..ñ tem o resultado tão imediato, mas em compensação, as dores dificilmente voltam.

    ResponderExcluir
  2. Estou usando a tintura, pois estava com as articulaçoes de meus dedos doendo, agora melhorou bastante, tinha torcido o pé e também está melhor, estou gostando.

    ResponderExcluir
  3. EU TENHO 59 ANOS ,SOFRIA COM BICO DE PAPAGAIO ,ARTROSE,ESCOLIOSE E LORDOSE .DESDE DE QUE PASSEI A FAZER USO DA TINTURA DE SUCUPIRA NÃO SINTO MAIS DORES .

    ResponderExcluir
  4. eu tenho 55 anos e tenho pressão alta como devo tomar

    ResponderExcluir
  5. Tb me falaram que era eficaz pra outros tipos de inflamaçao, como bursite e outras terminaçoes em "ite". Foi-me recomendado pra minha fascíte plantar. Isso procede?

    ResponderExcluir
  6. Estou com artrite pos chikungunha e estou fazendo o uso a 2 dias já diminuiu um pouco.

    ResponderExcluir
  7. Estou com artrite pos chikungunha e estou fazendo o uso a 2 dias já diminuiu um pouco.

    ResponderExcluir
  8. POSSO TOMAR PARA SEMPRE O EXTRATO DE SUCUPIA?

    ResponderExcluir
  9. Tive chikungunya. Tomei vários remédios, inclusive a base de corticoides (esses amenizavam as dores, mas não era possível toma-los continuamente), tomei a receita do inhame com limão, porém comigo não funcionou. Depois de 3 meses sofrendo com as dores nas articulações me recomendaram a tintura de sucupira + óleo de copaiba... nem eu acreditei, faz 5 dias que estou tomando e me sinto muito melhor. Logo que acordava as dores nos joelhos, pulso e tornozelos eram intensas, agora não sinto mais. Vou pesquisar por quanto tempo posso tomar, pois realmente funciona para as dores do chikungunya.

    ResponderExcluir
  10. quem tem febre reumatica pode tomar o extrato de sucupira branca

    ResponderExcluir
  11. Alguém sabe dizer se resolve o caso de estiramentos , esgassamrnto de músculo ?

    ResponderExcluir
  12. estou com Facite Plantar nos dois pe, posso tomar.

    ResponderExcluir
  13. Olá queridos amigos! Comprei a tintura de Sucupira no centro de São Paulo, Praça da Sé, numa loja chamada Milênio Vegetal.

    ResponderExcluir
  14. Realmente é muito boa mesmo, sofria de dores nas articulações, e depois q comocei tomar a tintura de sucupira,nunca mais tive dores.

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho artrose,no joelho o meu lado direito da perna lombar doía demais e estou com problema no coração me indicaro tintura de sucupira eu não posso tomar inflamatório faz 4 dias a minha dor graças a Deus estou bem melhor eu estava com muita dor na coluna lombar agora quero ser curada da artrose e que meu coração melhore os batimentos cardíacos!!!!

    ResponderExcluir
  16. Um otimo remedio para as dores nas articulaçoes

    ResponderExcluir
  17. Estou adorando nunca mais sentie dores

    ResponderExcluir
  18. tenho pressão alta coração grande posso usar a tintura de sucupira

    ResponderExcluir