quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Óleo de Abacate

O óleo de abacate  é saboroso e rico em nutrientes que podem trazer diversos benefícios à saúde.
Ele é rico em ômega 3,6,9 e 11, é um produto rico em vitamina E, o que proporciona a melhora dos níveis do HDL ( bom colesterol), auxilia na eliminação de gorduras localizadas, melhora o sistema imunológico, e combate os radicais livres. Associado a uma dieta saudável e atividades físicas regulares, proporciona beneficios para o corpo inteiro.
Emagrecimento:O beta-sitosterol auxilia na redução dos níveis de cortisol, hormônio liberado em maior quantidade em situações de estresse e que está relacionado ao aumento da compulsão alimentar e do acúmulo de gordura na região abdominal.
Diabetes:Estudos mostram a ação do beta-sitosterol no controle da glicemia e dos níveis de insulina em pacientes diabéticos, sendo um coadjuvante no controle da doença.
Saúde do coração: O óleo de abacate é constituído de 60 a 84% de ácidos graxos insaturados e se destaca pelo seu alto teor de ácido oléico, uma gordura monoinsaturada que colabora para a redução do LDL-colesterol e aumento do HDL-colesterol, auxiliando na prevenção contra doenças cardiovasculares. O beta-sitosterol, fitosterol presente no abacate, também colabora para a saúde do coração, equilibrando os níveis de colesterol.
Saúde da próstata :O beta-sitosterol pode auxiliar no tratamento da hipertrofia prostática benigna. Há evidências de que os fitoesteróis possam reduzir o risco de câncer de próstata.
Imunidade: O beta-sitosterol melhora a imunidade aumentando a atividade de células que agem matando microorganismos invasores, sendo auxiliar no tratamento de infecções e doenças como câncer e HIV.
Saúde dos olhos:O óleo de abacate contém um carotenóide chamado luteína, que previne contra doenças nos olhos como catarata e degeneração macular.
Saúde da pele e cabelos: Possui altíssimo teor de vitamina E - de ação antioxidante - que inibe a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os sinais do envelhecimento.

Ele pode ser consumido puro ou utilizado na preparação de molhos, tempero de saladas, massas, risotos, carnes e peixes. Também pode ser utilizado na fritura de alimentos sem perder suas propriedades benéficas devido a sua resistência a alta temperatura.
Para o uso cosmético, basta aplicá-lo diretamente sobre a pele. Passar o óleo nos cabelos secos confere maciez aos fios.


Fonte:  http://www.mundoverde.com.br/Noticia/2012/09/03/Oleo-de-abacate-e-seus-beneficios-a-saude/
           http://mdemulher.abril.com.br/blogs/dieta-nunca-mais/2012/09/oleo-de-abacate-ajuda-a-emagrecer-e-previne-doencas-cardiovasculares/
          http://www.copraalimentos.com.br/index.php/produto/87