terça-feira, 17 de julho de 2012

Suplementação na atividade física



A suplementação é uma opção para quem quer aumentar o desempenho aeróbico e ganhar mais massa muscular. Essa tecnologia foi inicialmente desenvolvida pela ciência para atletas com alto rendimento físico, que praticam mais de seis horas de atividades esportivas por dia, mas está caindo no gosto dos praticantes comuns, se tornando popular em academias e entre outras modalidades.
Quando realizamos exercícios por um tempo prolongado, é comum os músculos apresentarem ardência ou uma leve vibração. Essas reações são um sinal de que a reserva de energia do corpo está baixa e, com isso, o desempenho fica reduzido. O esforço intenso e a baixa oxigenação do corpo promovem a liberação do ácido lático, responsável pelas dores musculares no dia seguinte.
"Os aminoácidos são cruciais para mantermos a energia e nossos músculos consistem principalmente de proteínas. Ao todo, existem 20 cadeias de aminoácidos, mas somente nove são essenciais e não podem ser sintetizados pelo nosso organismo. Assim, devem ser obtidos através da nossa alimentação diária. Quando realizamos uma prática esportiva, exigimos muito da nossa reserva de aminoácidos, tanto que às vezes não é possível substituir esse gasto apenas com alimentação. Por isso, os suplementos acabam sendo indicados, para ajudar o organismo a repor mais rapidamente as proteínas perdidas durante a atividade física", explica a farmacêutica da Pharma Nostra, Camila Estopa.
De acordo com Diego Tareszkiewicz, triatleta profissional e educador físico da academia Fit Premium, a energia necessária para os esportes pode ser obtida por meio de uma alimentação rica em nutrientes, vitaminas e proteínas. "É fundamental que o praticante consulte um nutricionista antes de realizar as atividades, para saber se ele consegue suprir a energia gasta no exercício somente pela alimentação, ou se é necessária a suplementação. Só um profissional poderá indicar qual a dose necessária que o corpo está precisando para realizar o esporte", salienta.
Antonio Pedro Tavares, nutricionista clínico e esportivo, e diretor científico da Nutricore, explica que muitas pessoas optam por comprar a suplementação sem adequá-la ao plano da dieta como um todo. "Esse erro é comum, e muitas vezes gera frustração com relação aos resultados esperados, além de poder ser um risco à saúde. Existem substâncias estimulantes disponíveis no mercado que podem gerar efeitos como insônia, falta de concentração, dor de cabeça, tontura, náuseas e enjoo. Por isso, enfatizamos a necessidade de adequação de dosagens e indicação e acompanhamento de um nutricionista esportivo."
O nutricionista indica que a dieta ideal para os praticantes de atividades físicas está relacionada a uma pequena elevação da ingestão proteica, devido ao desgaste da musculatura e ao ganho de massa muscular. "Porém, nada na dieta de um praticante de atividade física pode ser generalizado", destaca.
Diego Tareszkiewicz ressalta que, além de um aumento no consumo de proteínas, vale a pena destacar o consumo de carboidratos em casos de exercícios de longa duração e que, em casos de maior exigência da capacidade muscular, uma alimentação rica em creatina é a ideal. "Vale lembrar que o metabolismo dos homens requer mais proteínas que o das mulheres. Sua massa muscular é de 20% a 25% menor que a dos homens, e têm um metabolismo mais lento. Por esses motivos, o corpo das mulheres demora um tempo maior para realizar a síntese de substâncias", destaca Diego.
Para a utilização saudável da suplementação, é preciso a orientação de um profissional da área de saúde e uma alimentação adequada. Uma dieta equilibrada é essencial para a prática de qualquer esporte. É bom lembrar que manter o corpo hidratado é um fator que favorece o desempenho físico. O consumo de isotônicos durante os exercícios prolongados ajuda a repor os sais minerais, promovendo a hidratação e evitando cãibras.

FONTE: http://www.pharmanostra.com.br/revistaonline/materias/suplementacao

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Aprenda sobre Peelings



Uma pele radiante é um importante sinal de saúde. E, a fim de melhorar sua textura, promover o rejuvenescimento e corrigir imperfeições, foi criado o peeling, procedimento da medicina estética para regeneração da cútis. Esse nome tem origem no verbo inglês to peel, que significa descamar ou desprender. A técnica visa à renovação a partir da eliminação das camadas mais superficiais (epiderme ou derme superficial), produzindo a troca celular e devolvendo a vitalidade aos tecidos.

O que você sabe sobre peeling?
De acordo com a cosmetóloga Sheila Gonçalves, diretora técnica da Medicatriz, 65% das pessoas percebem a pele envelhecida de forma global, por meio de uma avaliação do conjunto de rugas, manchas, poros dilatados e brilho. Entre os tratamentos estéticos, o peeling é a melhor opção para amenizar esses sinais. Mas, você conhece essa técnica? Aproveite e aprofunde seus conhecimentos sobre o assunto.

1 - Que tipo de peeling age de forma semelhante à regeneração da pele, atuando na diferenciação e multiplicação dos queratinócitos?
a - Peeling biológico.
b - Peeling magnético.
c - Peeling mecânico.

2 - Qual o tratamento que promove a descamação gradual da pele e leva à renovação celular natural de forma não irritativa?
a - Peeling biológico.
b - Peeling enzimático.
c - Peeling mecânico.

3 - O peeling físico promove a esfoliação superficial da pele, atingindo apenas:
a - As fileiras de células secundárias da camada córnea.
b - As primeiras fileiras de células da camada córnea.
c - Nenhuma das células da camada córnea.

4 - Como funciona o peeling químico?
a - Consiste na aplicação de um ou mais agentes químicos sobre a superfície cutânea, provocando rápido desprendimento de células epidérmicas.
b - Consiste na aplicação de um óleo próprio em determinadas células da pele, provocando rápido desprendimento de células epidérmicas.
c - Consiste na aplicação de agentes químicos que provocam o desprendimento de células epidérmicas lentamente.

5 - Qual a formulação dos peelings químicos?
a - São formulados à base de AHAs (ácido cítrico, glicólico, lático, málico, mandélico e tartárico) em associação com BHAs (ácido salicílico).
b - São formulados à base de água em associação com BHAs (ácido salicílico).
c - São formulados à base de AHAs (ácido cítrico, glicólico, lático, málico, mandélico e tartárico) em associação com água.

6 - Qual o limite da concentração de ácido salicílico em produtos cosméticos?
a - 3%.
b - 2%.
c - 0,2%.

7 - Qual a principal característica dos peelings estéticos?
a - Possuem ação rápida, com menos de seis horas, e um protocolo complexo.
b - Possuem ação prolongada, de até seis horas, protocolo fácil de no máximo quatro passos, associam vários tipos de peeling no mesmo procedimento e utilizam uma sobreposição de ácidos orgânicos em sinergia.
c - São perigosos para a saúde e por isso só podem ser realizados uma vez a cada quinze dias, mas apresentam ação prolongada de até seis horas e utilizam uma sobreposição de ácidos orgânicos em sinergia.

8 - Qual das etapas abaixo não se refere ao procedimento correto do peeling?
a - Aplicar em fina camada um peeling estético que associa ácido glicólico, lático e salicílico e deixar por 10 minutos. Remover com algodões umedecidos e secar bem a pele. É normal uma leve ardência inicial, que diminui com o tempo.
b - Lavar a região com sabonete que associa ácido glicólico e lático e remover com água. Secar bem a pele.
c - Aplicar em uma grossa camada um peeling estético que associa ácido sulfúrico, cítrico e ferúlico e deixar por 30 minutos. Remover com algodões umedecidos e deixar a pele úmida.

9 - Em quais dos casos abaixo o procedimento é contraindicado?
a - Pacientes com doenças de pele ou infecção ativa.
b - Estado comportamental normal.
c - Peles claras.

10 - É possível usar um peeling químico e mecânico no mesmo dia ?
a - Sim, podem ser realizados no mesmo dia.
b - Talvez, varia de acordo com a pele do paciente.
c - Não, eles devem ser realizados em dias diferentes.

Respostas
1 - a
2 - b
3 - b
4 - a
5 - a
6 - b
7 - b
8 - c
9 - a
10 -c

Defesa e reparação das células
Para obter um melhor resultado com o peeling, a Pharma Nostra dispões dos ativos Actiglucan e PhytoCellTec™ Malus Domestica or, que têm demonstrado benefícios em peles expostas ao estresse de procedimentos estéticos. O Actiglucan é indicado para produtos pré-procedimentos, pois supre a produção de citocinas pró-inflamatórias TNF-alfa e IL-1 beta, reduz de maneira rápida e eficaz os sintomas da pele reativa, melhora a função da barreira cutânea e hidrata a pele profundamente, deixando-a com aspecto mais saudável.
Já o PhytoCellTec™ Malus Domestica or pode ser utilizado na etapa pós-tratamento, pois ajuda as células-tronco da pele a manterem suas características e sua capacidade de construir novos tecidos, reparando mais rapidamente a pele descamada e agredida pelo peeling.

Antes e depois do peeling estético
A Dra. Sheila Gonçalves traz dicas rápidas sobre o que fazer antes e após o peeling.
ANTES
É preciso realizar uma limpeza de pele profunda, e ter cuidados diários, como a limpeza suave e delicada, hidratação e proteção solar, por meio do uso do filtro solar hidratante.
DEPOIS
É necessário evitar a exposição ao sol, devido aos riscos de manchas, e usar protetor solar com FPS 30, que deve ser indicado de acordo com o tipo de pele e tratamento. Ele deve ser reaplicado de três a quatro vezes ao dia. Também vale a pena investir no uso de produto home care, com vitamina C.

Fonte: http://www.pharmanostra.com.br/revistaonline/materias/peelins

terça-feira, 3 de julho de 2012

Isoflavonas como agente lipolítico



A combinação perfeita dos ativos genisteína, cafeína, carnitina e espirulina
Isoflavonas da soja são largamente usadas como ingrediente funcional. Na maior parte dos casos, os suplementos contêm somente a forma não ativa da soja. Isso porque a ativa, a aglicona, possui baixa solubilidade em água e óleo, o que dificulta a aplicação cosmética. Para resolver essa questão, a Mibelle (Suíça) desenvolveu um composto especial, em lipossomas, que contém a genisteína aglicona em sua forma pura. Esse ingrediente foi batizado de Iso-SlimComplex®, que possui ação tanto redutora de medidas quanto anticelulítica ao combinar a genisteína com três outros ativos: cafeína e carnitina, que estimulam a quebra da gordura, e espirulina (microalgas), que promove firmeza e propriedades reestruturantes.
Para testar sua eficácia, foram realizados estudos clínicos in vivo e in vitro. O estudo in vitro foi projetado em um modelo de pele 3D que demonstrou a capacidade da genisteína em inibir a diferenciação dos pré-adipócitos em adipócitos e estimular a produção de colágeno IV. Assim, confirmou-se que a genisteína neutraliza a celulite em dois níveis: reduz o armazenamento de lipídios e fortalece o epitélio da pele.
No experimento in vivo, Iso-SlimComplex® foi testado em um estudo clínico de seis semanas, com 20 mulheres de idades entre 39 e 58 anos, com celulite em grau avançado. Um creme contendo 4% de Iso-SlimComplex® foi aplicado uma vez ao dia sobre a coxa direita. A outra coxa ficou sem tratamento e serviu como controle. Os parâmetros da pele foram medidos: suavidade (Primos System), elasticidade (cutometer ®), circunferência da coxa e grau da celulite (escore clínico).
Os resultados demonstraram claramente a eficácia de Iso-SlimComplex®. Comparadas às áreas não tratadas, elasticidade e suavidade melhoraram após seis semanas
A circunferência da coxa direita foi reduzida em 3,8 centímetros após seis semanas, enquanto a circunferência da coxa não tratada só foi reduzida em 0,8 cm.
Em relação à melhora visível do aspecto da celulite, o grau de celulite foi reduzido em 37% após as seis semanas de tratamento. Não houve visível mudança da celulite na coxa não tratada.
Iso-SlimComplex® combina genisteína com três outras substâncias ativas
Genisteína: Isoflavona mais abundante na soja. Na natureza, é encontrada na forma de glicosídeo, mas deve ser transformada em aglicona, que é biologicamente ativa na aplicação tópica. A genisteína age contra a celulite de diferentes formas: inibe a adipogênese pela limitação da diferenciação de pré-adipócitos em adipócitos, promove a quebra da gordura pela inibição da atividade da enzima fosfodiesterase e, por fim, reduz o aparecimento da celulite e limita a expansão do tecido adiposo pelo espessamento e reforço da derme.
Cafeína: Diversos são os mecanismos, encontrados na literatura científica, que procuram explicar os efeitos ergogênicos da cafeína. Estudos in vitro demonstraram que elevadas doses de cafeína inibem a ação da enzima fosfodiesterase, responsável pela degradação da adenosina monofosfato cíclico (AMPc). Assim, o aumento nas concentrações de AMPc estimula a lipólise (quebra de gordura).
Espirulina: É um extrato de microalgas (Spirulina platensis extract) rico em proteínas, minerais e vitaminas, e possui propriedades firmadoras e reestruturantes. Contém carotenoides que protegem a pele do estresse oxidativo e polissacarídeos que protegem contra a desidratação cutânea.
Carnitina: Está presente naturalmente em nosso organismo, acelera a quebra da gordura por ser responsável pelo transporte de ácidos graxos, formados pela lipólise, para as mitocôndrias, onde serão usados para produção de energia. Desta forma, os ácidos graxos não poderão ser utilizados na produção de novas moléculas de gordura.

fonte: http://www.am4.com.br/off/pharmanostra/revista/materias/isoflavonas